domingo, 19 de outubro de 2014

O PESO NAS MULHERES DE MEIA IDADE

Que pena El Greco ter vivido a sua trajetória nómada noutra era! As figuras esquálidas e escorridas da sua pintura fazem ainda inveja a bastantes pessoas que se esforçam por serem elegantes. Mas lá se vão os corpos escorreitos e belos quando incham os joelhos, e ficam dolorosos a ponto de nem a roupa lhes poder roçar (não sendo necessariamente gota).
 O risco de osteoartrite (e eis a razão de me referir a tais dores, os joelhos da mulher de meia idade, por exemplo), têm mais a ver com o total de gordura que, propriamente, com a «perigosa» gordura visceral. A perda de peso bem acompanhada é assim um remédio quase milagroso. 
Mas ao obeso tudo acontece. Têm em regra uma concentração menor de sais biliares. E daí que a sua bílis esteja em risco constante de nela se formarem cálculos (as pedras como popularmente se designam.
A perda de peso rapidamente liberta o colesterol do tecido adiposo (a gordura), assim fomentando o aumento da quantidade deste composto que é excretada na bílis, minorando o sofrimento continuado.
Além do mais, as mulheres obesas são mais atreitas a perturbações menstruais, da fertilidade e do próprio parto.
Outubro 2014

Henrique Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário