segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

BEM PREGA FREI TOMÁS!

Não é tempo de ir à bruxa. Urge confiarmo-nos à medicina baseada em provas. Infelizmente o país está na mão de multinacionais das dietas em franchising, drenantes, detox diets e suplementos, inutilidades perigosas. Para maior confusão, boa parte das farmácias comercializa tais produtos. Nunca em Portugal houve algum controlo deste mercado. Uma minoria de pessoas a exercer o papel de nutricionistas nestes estabelecimentos fá-lo-á por formação. Mesmo se a lição da Faculdade nada tiver a ver com tal exercício. Até alinham farmacêuticos. Aceita cargo semelhante – impingir «medicamentos» deletérios ou inúteis -, quem manda ou tem perto o desemprego. Remuneram-nos tais empresas e por regra o cliente não paga «consulta» ou gasta uma ninharia. Só tem de comprar a droga.

À gente qualificada envergonhará fruir concorrência desta natureza. Quem superentende não a terá? País empobrecido é refém de tudo. Quando a justiça se redime no circo e à ética se eximem seus naturais paladinos que haverá a esperar em termos de boas práticas?
Safámo-nos por ora da Legionella, a terceira epidemia em extensão na história da doença. Pena é competir a um dos ora ministros mais competentes tutelar o ambiente. Porquanto terá de dizer-se, fosse cumprida a regulamentação de vigilância e tal surto jamais assumiria estas proporções. Sei o que me desgastou mandar encerrar um edifício da Segurança Social por «doença» semelhante nos seus efeitos! Competirá a uma Justiça apoucada equacionar quanto vale uma vida, o quão importante é para a «economia» não incomodar os produtores de veneno, omnipresentes, de hospitais a hotéis e grandes repartições públicas e privadas.
Não tenho dúvidas quanto à honorabilidade dos Bastonários de Farmacêuticos e de Nutricionistas (e dietistas!). Face a seus discursos de intenções não deixarão de questionar esta praxis, tão nociva para o bem estar dos portugueses como a legionelose. O princípio mor da sua tutela é o da ética. São entidades credíveis para obstarem ao logro nacional. O ministro referido já pôs no terreno, célere e eficazmente, algumas medidas potencialmente dissuasoras. Se estes Bastonários, no a si respeitante o fizerem também, a Saúde agradecer-lhes-á.
Henrique Pinto, Professor Doutor
Nutrição Clínica
Jornal Distrito Online
Edição de Janeiro 2015





Sem comentários:

Enviar um comentário