terça-feira, 9 de dezembro de 2014

CABALAS NATALÍCIAS

Saio exausto da minha consulta na Figueira da Foz.
E vejo o Natal continuar pífio nas iluminações alusivas em Leiria. O Castelo listado com uma espécie de código de barras em luz é deprimente. Apesar de tudo, este cenário de gosto incerto é comum ao país. Há até elementos semelhantes na maioria das nossas cidades, como as árvores altas transformadas em embrulhos feéricos e encimadas pela estrela. Quem nos diz não se tratar duma forçada normalização do paupérrimo, num período onde a comunicação nos corrompe tanto nos alertas quanto a putativas cabalas, como na profusão de expiações de tamanha incerteza, mesmo se legítimas?
No debutar da década anterior democratas americanos dos sete costados diziam-me em São Francisco terem a experiência pessoal de, escrevendo «presidente» ou palavras conexas num e mail, este lhes aparecia devolvido. Todavia, tanto o filme «Inimigo Público» (Enemy of the State), do saudoso Tony Scott, com Will Smith, quanto o livro
«Fortaleza Digital», de Dan Brown, um e outro de 1998, eram já exuberantes no tratamento deste voyeurismo universal, onde os estados tudo controlam, mercê da emergência das tecnologias digitais. Há hoje a convicção de o grosso desta informação ser absolutamente consistente, e por tal já não se poder apelidá-la de cabalas.
Disse amiúde há longo tempo e repito-o, não ponho as mãos no fogo por ninguém. E não tenho muita fé na separação de poderes tal como é exercida por aí. Mas ao contrário da imprensa falada e escrita, a começar pela «mais respeitada», e como tal portadora do dever de fazer jus à maior lisura, não passo por cima do direito à 
presunção de inocência. A justificativa para a violenta contaminação judicial por todos presenciada em pouco diferirá, no mínimo, de manifesta falta de convicção. Chamar-lhe «poder» efetivo da justiça não passa, isso sim, duma cabala.  
Henrique Pinto

Dezembro 2014 

Sem comentários:

Enviar um comentário