sábado, 27 de dezembro de 2014

PREVENIR OS DERROTISMOS

Hoje a concorrência no mundo do capitalismo é mais feroz. Cresce a incerteza sobre a continuidade da retenção de patentes para obrigar os países de menos recursos a consumirem até ao osso a tecnologia já ultrapassada. Ainda está fresca a memória dos A7 Corsair para a Força Aérea ou dos sucedâneos do CD. Está a acontecer agora nos EUA com o bloqueio burocrático à comercialização do gaz de xisto, a descoberta fabulosa que pode substituir o petróleo e isolar o país como o menos dependente de energia externa. Há muito carro ainda para vender…
 A conversa em torno do que fazer depois do fim do crude é antiga. O número de desesperados poderá aumentar desmesuradamente entre muitos dos atuais países maiores produtores, como os do médio oriente, Indonésia, Nigéria, Venezuela, Angola, Rússia, etc. O descalabro financeiro mais próximo é precisamente o do país de Putin. A baixa do preço do ouro negro fê-lo desde logo reaproximar-se da EU. A população vai sofrer na pele…
É bem admissível, para além de quaisquer concupiscências ou ingenuidades sobre um rumo para a felicidade, nada de bom poder advir no imediato do novo paradigma energético. Ele explodirá mais cedo ou mais tarde.
Levará tempo até a nova EDP chinesa sofrer as consequências do blow up tecnológico. Muito embora não lhe sejam cobradas pelo Estado as rendas anunciadas, e celebradas com foguetório televisivo, pese o doloroso aumento para as famílias de 3% no preço da eletricidade, releve-se ou não a pressão exercida para travar o aproveitamento eólico, sabe-se, do ponto de vista chinês ou português, não haver bem que sempre dure.
Dia a dia, apesar de tudo, veem-se mais geradores eólicos a cobrirem os montes como musgo nos presépios. Diz-se já abertamente, a dezena de barragens que a empresa nos logrou impingir, uma ferida acrescentada a tantas já existentes no património natural, poderá, afinal, para nada servir.
As alternativas a este capitalismo duro toldado em matizes neoliberais não serão fáceis de palpar. Mas à mente das lideranças sensatas, dos humanistas, das pessoas de bem não egocêntricas, tal dificuldade não deve ser encarada com derrotismo antecipado antes de ser estruturada no tempo a segura possibilidade existente de a ultrapassar.
Dezembro 2014

Henrique Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário