terça-feira, 2 de dezembro de 2014

EU PU-LO EM TRIBUNAL

Ao que me consta as Escolas do Ensino Artístico em Portugal estão hoje «em luto». 
O Estado não tem capacidade para proporcionar o Ensino Artístico na Escola Pública (os conservatórios públicos têm apenas 5% dos alunos). Esse esforço é realizado pelo ensino privado. Mas não o Ensino privado do grande capital (a esse o atual governo tem apoiado sobremaneira, basta ver-se o ranking das Escolas publicado na última semana). Às Escolas e Conservatórios de Música privados com quem tem Acordos o Estado está em dívida desde o final do ano letivo passado. Desde que se passou parte do ensino (inclui o profissional também), em termos de financiamento, do Ministério da Educação para o POPH, um financiamento comunitário em extinção, a agonia começou. Foram-se safando os que melhor negociavam.
Quando o senhor ministro diz que resolveu todos os problemas educacionais deste ano letivo sabe perfeitamente estar longe da verdade. Quanto ao Ensino onde se fomenta a sensibilidade estética e a criatividade o senhor ministro continua a observar as estrelas, quem sabe para ter assunto inspirador duns artigos quando deixar o cargo.

Quando eu tinha responsabilidades nesta matéria pus este ministério da educação em tribunal por confusões semelhantes. Acho que as Associações de classe do país o deveriam fazer também agora. Sabendo-se, é claro, que a Associação que representa o grande dinheiro no ensino privado (e que devia defender também estes seus associados), a única com força, jamais o fará, prefere continuar a negociar bons contratos para os seus grandes clientes. Que país ignorante, Deus meu, que vergonha senhor ministro! 
Henrique Pinto
Dezembro 2014



Sem comentários:

Enviar um comentário