terça-feira, 5 de janeiro de 2010

PERSPECTIVAS DIVERSAS SOBRE LITERACIA (1)


Todos os membros de todos os Clubes Rotários devem estar cientes dos seguintes nove factos sobre projectos de serviço em Literacia.
1. A Literacia é uma das cinco áreas de projectos de serviço enfatizadas pelo Presidente de RI John Kenny.
A. As outras quatro áreas são SAÚDE E FOME, IMAGEM PÚBLICA, ÁGUA e SERVIÇOS DE JUVENTUDE.
B. Cada uma destas áreas de prioridades é servida por um Grupo de Recursos cujos membros são indicados pelo Presidente John.

C. O Grupo de Recursos em Literacia de RI tem 60 membros indicados incluindo 52 Rotários indicados para servir as 52 Zonas de Rotary. O nome do seu Coordenador de Zona para a Literacia pode ser encontrado em www.rotary.org/literacy.
D. Os Coordenadores de Zona para a Literacia trabalham através dos parceiros nos seus distritos para conseguirem informação para os clubes e descobrirem o que os clubes estão fazendo.
2. Os Clubes podem empreender projectos de serviço em qualquer ou todas as seguintes três categorias.
A. Literacia Básica – A capacidade de ler, escrever e contar.
B. Literacia Funcional – O conhecimento e capacidades necessárias para um adulto ser bem sucedido como trabalhador, cidadão, pai e ser humano.
C. Literacia de Carácter – O conhecimento e as capacidades requeridas por um adulto para se comportar eticamente em todos os aspectos da vida e adoptarem o ponto de vista de Rotary para uma vida com significado no Dar de Si Antes de Pensar em Si.
3. Os Projectos de Literacia são relevantes para todas as Quatro Avenidas de Serviço.
4. Projectos de serviço de Literacia Ocupacional providenciam à juventude e adultos ferramentas para o comportamento ético, emprego significativo e a visão de Rotary do significado do trabalho («Dar de Si Antes de Pensar em Si» e «Mais Aproveita Quem Melhor Serve»).
A. Os projectos com A Prova Quádrupla têm a maior prioridade porque este é um instrumento de literacia único em Rotary. Os Rotários têm a responsabilidade social de partilhar a Prova com o resto do mundo.

B. O partilhar a Prova Quádrupla começa por fazer as crianças, juventude e adultos tomarem conhecimento dela. Isso pode ser feito ao manusearmos as nossas cópias individuais da Prova e ao colocar posters e faixas da Prova Quádrupla em escolas e outros lugares públicos.
5. Projectos de serviço de Literacia na Comunidade canalizam os problemas de Literacia na comunidade sob uma de três formas:
A. Primeiro, ajudando as escolas e outras agências de Literacia a fazerem o seu trabalho proporcionando-lhes apoio financeiro, doações em espécie e serviços pessoais de Rotários.
B. Segundo, ajudando as crianças, jovens e adultos que têm sido incapazes de assistirem às aulas ou de serem bem sucedidos na escola, organizando e apoiando projectos de apoio fora da escola.
Exemplos são a criação duma classe de CLE, Aprendizagem Concentrada da Língua para crianças de bairros pobres; projectos de Literacia Assistida por Computador para crianças disléxicas; projecto de Livraria da Imaginação para crianças de famílias onde a leitura de livros não é possível doutra forma.
C. Terceiro, promovendo uma cultura de excelência educacional e de inclusão na comunidade local.
Projectos como o reconhecimento a estudantes e professores, bolsas de estudo, concursos e competições, são exemplos disso.
6. Projectos de serviço de Trabalho em Literacia internacional através da Rotary Foundation.
A. Por exemplo, um Subsídio 3 H da Rotary Foundation capacitou três distritos no Brasil a implementarem um Projecto CLE, Aprendizagem Concentrada da Língua, formou 1 900 professores que depois ensinaram cerca de 72 600 adultos e crianças a ler e escrever. Os Distritos 6900 na Georgia, EUA, e do 7080 em Ontário, Canadá, foram os parceiros internacionais. Os Distritos Brasileiros foram os 4250, 4560 e 4760.
B. Os Projectos internacionais não têm necessariamente de passar pela Rotary Foundation. Por exemplo, o Rotary Club de Hobe Sound/Port Salerno na Flórida, EUA, celebrou o Dia Internacional da Literacia promovendo o apoio a uma viagem às crianças em idade escolar no Haiti.
O Clube providenciou os apoios pedidos pelos Mestres de Escola no Haiti.
7. Projectos de serviço de Literacia de clube envolvem quadro social, imagem pública e participação em dias ou meses especiais relacionados com Literacia:
A. O Dia Internacional de Literacia (8 de Setembro) é um desses dias especiais;

B. O Mês da Literacia em Março de cada ano é um desses meses especiais..
8. O Grupo de Recursos em Literacia de Rotary International encoraja todos os clubes a ganharem o Prémio Distrital de Literacia completando cinco projectos de Literacia.
A. Quaisquer cinco projectos de Literacia contam. Numerosas ideias foram fornecidas pela Brochura de Prémios de Literacia do RILRG disponível on line (www.rotary.org/literacy ).
B. No último ano houve três distritos Rotários nos quais todos os Clubes venceram o Prémio Distrital de Literacia – D 5000 (Havai), D 6900 (Georgia) e D 3830 (Filipinas).
C. O D 5000 conseguiu-o em três anos consecutivos e está em vias de o conseguir outra vez. Até agora, neste ano, todos os clubes desse Distrito fizeram um Projecto Dicionário (serviço comunitário), celebraram o Dia Internacional de Literacia e providenciaram posters da Prova Quádrupla a escolas do Havai (serviço vocacional).
9. O RILRG, Grupo de Recursos em Literacia de Rotary International, proporciona numerosos recursos on line para ajudar clubes a identificarem e implementarem projectos de Literacia. Os três sites principais em Literacia são:

10. Todos os membros do seu clube acabaram de conhecer oportunidades de servir na área de Projectos de Literacia. Talvez o seu Clube esteja já envolvido num número significativo de projectos de Literacia. Se assim for, parabéns. Se não, deixem que os últimos minutos de Conhecimento Rotário, sejam um catalisador para si e para o seu clube, para que expandam o vosso envolvimento em projectos de Literacia.
O Futuro está nas vossas mãos.
Richard Hattwick
Janeiro 2010
FOTOS: Cortejo ceimonial em Lopalos (Timor Leste); Carlos Alberto e António Góes Madeira, actual Governador Eleito (D. 1970); Henrique Pinto coroado por populares em Lospalos (Timor Leste); Carl-Wilhelm Stenhammer, Pedro Fernandes, Henrique Pinto e oradores muçulmano, judeu, católico e protestante, no culto ecuménico, Conferência Internacional de Coimbra; mulheres de Lospalos experimentando a casa nova, oferecida por RI (Timor Leste); casa reconstruída de Lospalos (Timor Leste), Fotos Manuel Cardona

1 comentário:

  1. Caro Presidente
    O nosso Presidente John Kenny faz questão que todos os seus Coordenadores Mundiais façam o Censo das actividades no âmbito da Literacia/Educação/Alfabetização no que respeita ao seu Distrito Rotário.
    O objectivo é fazer uma publicação mundial a editar pelo Natal que possa servir de mote para um discurso exemplar sobre o problema mor da iliteracia, na altura em que serão igualmente anunciados os Literacy Awards 09.
    O nosso distrito 1970 tem muitas iniciativas de relevo nesta área e algumas bem paradigmáticas. Por exemplo, vou fazer algum destaque em obras como as Universidades Seniores, o Projecto 3H de Viana de Castelo e o Projecto Timor.
    Mas há centenas de iniciativas de expressão menos visível no país mas de enorme importância, nomeadamente distribuição de livros, apoio a escolas, acções de leitura para crianças, bolsas de estudo, distinção de mestres escolares e outras figuras eminentes no campo da educação. Lembra-se um dito de Madre Teresa de Calcutá sobre «haver poucas grandes obras mas muitas pequenas obras que mudam vidas».
    Claro que o estar assoberbado de trabalho (muito dele Rotário) me coarcta o tempo. E o Relatório em inglês tem de estar em Evanston até dia 14 às 21 horas portuguesas, impreterivelmente. Mas se os companheiros presidentes e/ou secretários de cada Rotary Club do nosso distrito me fizer chegar com celeridade, até esse mesmo dia, meia dúzia de linhas sobre a acção ou as acções dentro desta linha de Literacia/educação, referentes ao ano Rotário em curso, quaisquer que sejam, fico-lhe muito grato.
    Neste meu Blog http://medicult.blogspot.com há muitos textos e pistas sobre a matéria.
    Com as saudações mais afectuosas.
    Henrique Pinto
    Coordenador da Zona 20 para a Literacia

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