quarta-feira, 3 de março de 2010

À ATENÇÃO DA COMISSÃO NACIONAL DE ÉTICA

Prezado Companheiro Henrique Pinto, desde já o felicito pelo excelente texto sobre «Literacia para a Compreensão Mundial e para a Ética». Finalmente, temos um TEMA para nos justificar intromissões discretas na área da politica, onde tantos princípios sérios são distorcidos e mal tratados. A Comissão Nacional sobre Ética desconhece-nos, quando se impunha que Rotary lá tivesse assento. Há anos que defendo esta ideia mas não tenho tido quem me acompanhe.
O abraço do Companheiro Alcino Cardoso.
Alcino Cardoso
Fevereiro 2010

5 comentários:

  1. Estamos a difundir esta ideia pelo mundo, e particularmente entre os Rotários, com alguma audiência e retorno. Claro que apreciaria muito, como o meu amigo, que os responsáveis portugueses na nossa organização lhe prestassem maior atenção. Richard Hattwick e Roger Hayward, com a equipa mundial, muito apreciarão conhecer esta posição do Companheiro Alcino Cardoso. Porque se trata dum pensador muito lúcido, que ocupou lugares tão relevantes na Banca e no Governo de Portugal, como ainda pelo facto de ser tão conhecido. O seu nome e imagem figuraram na iconografia Rotária por cerca de vinte anos como um dos companheiros mais distintos da organização em termos de planeta.
    Contará sempre comigo para desenvolver esta ideia.
    Henrique Pinto
    Março 2010

    ResponderEliminar
  2. A. TEIXEIRA CARNEIRO3 de março de 2010 às 11:33

    Caro Amigo Henrique Pinto,

    Tenho acompanhado a sua excelente actividade rotária que eu já prenunciava aquando dos meus tempos longínquos de governadoria (1986-87)!

    Ainda bem que a sua dinâmica de então se tem desenvolvido e potenciado cada vez mais! Coragem e bom trabalho.

    Sei também da sua alargada actividade em Leiria, nomeadamente no Orfeão de Leiria, através de comum Amigo, o Francisco Santos, Director do dinâmico Grupo Lena Comunicação.

    Mas neste levantamento do historial do passado das CIP em Portugal porquê não deixar registado o seu passado anterior? Ele que felizmente ficou bem registado no Portugal Rotário e nas Cartas Mensais dos Governadores. Ele que prestou enormes serviços a Portugal?

    Nomes como António Guimarães Ferreira, Manuel Lopes Pereira, Maurício Pires, entre outros, em Portugal, e como Pierre Durand e André Lannoy em França, só para citar estes, não deviam ser por um acto de remoção cirúrgica cortados do nosso historial.

    Não lhe parece? Ou estou com informação desfocada?

    Um cordial e grande abraço do Armando Teixeira Carneiro

    ResponderEliminar
  3. Tenho o gosto de lhe enviar hoje um documento feito para facilitar a discussão no interior das CIP – tendo em conta que não existe informação agrupada sobre a matéria e que há algum ruído à sua volta. É um esboço de compilação dos Corpos Sociais CIP dos últimos 12 anos (apenas com os cargos de presidente e vice presidente, além do secretário).

    Espero que me relevem eventuais erros ou esquecimentos. Espero também que vos possa ser útil.

    Muito obrigado.

    Com o maior afecto.

    Henrique Pinto

    (Coordenador Nacional das CIP 2008-11)

    ResponderEliminar
  4. Caro Amigo Armando Teixeira Carneiro
    Eu estou plenamente de acordo consigo e vou procurar corrigir essa importante lacuna.
    Eu fiz este levantamento de apenas doze anos de CIP com a informação que tinha à mão. Para ir mais longe preciso ter mais algum trabalho. Para quem passa meio mês no estrangeiro, todos os meses, não me é fácil. Mas fá-lo-emos.
    O Objectivo Nº 1 desta compilação era não dar vantagem à patetice de algumas pessoas que estão a denegrir o papel das CIP e dos seus artífices. Quando estas tiveram uma actividade próxima e recuada da maior relevância e o seu presente, em termos mundiais, se nos afigure – usando as palavras de Serge Gouteyron -. como um consequente Caminho para a Paz.
    Bem haja.
    Muito obrigado.
    Henrique Pinto

    ResponderEliminar
  5. Meu Caro Amigo e Companheiro,

    Irei apoiá-lo enviando-lhe alguma informação.

    Um abraço!

    Armando

    ResponderEliminar