quarta-feira, 9 de junho de 2010

FERNANDO CATROGA E A REPÚBLICA, EM LEIRIA


Café das Quintas debate agora os Cem Anos da República.
Fernando Catroga, professor universitário, historiador e membro da Comissão Nacional das Comemorações do Centenário da República, e Acácio de Sousa, Director do Arquivo Distrital de Leiria, são os convidados do Café das Quintas para a edição de Junho, a realizar no dia 17. O tema desta sessão, que conta com as participações de dois eméritos historiadores e ambos especialistas naquela temática, será os 100 anos da República em Portugal.
Fernando José de Almeida Catroga é Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, instituição onde dirige o Instituto de História e Teoria das Ideias. A sua área de actividade científica essencial tem-se centrado no âmbito da História das Ideias, abordando temas tão diversos como a História da História, o Cientismo, o Positivismo, o Laicismo, o Republicanismo e a História das Ciências, entre outros temas. Tendo especialização em História das Ideias e várias obras publicadas, as actuais áreas de investigação de Fernando Catroga são a História das Ideias e História da Cultura. Entre outras áreas científicas de interesse, contam-se-lhe a Filosofia, a Sociologia, a Antropologia e a Literatura.
Acácio de Sousa nasceu a 4 de Maio de 1951, em Leiria. É licenciado em História (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), tem um mestrado em Estudos Luso-Asiáticos/História (Universidade de Macau) e é doutorando em Ciência Política, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É, além disso, pós-graduado em Ciências Documentais/Arquivo, desempenhando actualmente, e desde 1994, as funções de director do Arquivo Distrital de Leiria. A nível profissional foi também técnico superior de BAD na Escola Superior de Educação de Leiria, professor do ensino secundário e do ensino superior e técnico superior no Arquivo Histórico de Macau entre 1990-1993. Foi ainda funcionário da Direcção Distrital de Finanças de Leiria e vereador na Câmara Municipal de Leiria entre 1998-2001.
Ao nível cívico, é vice-presidente do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes, presidente da Assembleia Geral da ADLEI-Associação para o Desenvolvimento de Leiria, a cuja direcção já presidiu, sendo também membro do Departamento do Património da Diocese de Leiria-Fátima e tendo presidido à direcção do CEPAE - Centro do Património da Estremadura, Rotary Club de Leiria e Liga dos Amigos da Casa-Museu João Soares.
A animação musical do Café das Quintas, que se realiza no dia 17 de Junho, a partir das 18 horas, no Arquivo Distrital de Leiria, será da responsabilidade da Escola de Música do Orfeão de Leiria.
O Café das Quintas é uma iniciativa do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes dinamizada pelo Professor Doutor Carlos André, que se realiza ininterruptamente, mês a mês, desde 1996.
Ana Rodrigues
Junho 2010
FOTOS: ícones da República; Fernando Catroga; Acácio de Sousa; Adelaide Pinho, vice presidente do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes, Filipe Mesquita de Oliveira, comentador, e Miguel Sobral Cid, director artístico do Festival Música em Leiria, no final do Concerto da Orquestra Europa Galante.

Sem comentários:

Enviar um comentário