quinta-feira, 10 de junho de 2010

O MUNDO É UM TRAPINHO AMARROTADO


Nunca pude ser o cosmopolita a que aspirei quando na África do Sul por via das obrigações profissionais. Mas o colorido humano que ora se vê nos ecrãs do planeta deixou-me marca por onde andei, Joanesburgo, Cidade do Cabo. África é uma paixão, febril e sensual como as paixões de maior queda.
O presidente Inácio Lula pode querer vender urânio. O Brasil é uma futura potência, virtual. Todavia, que exemplo para o mundo ao dar a bênção a Mahmoud Ahmadinejad!
Pedro Passos Coelho está muito bem aconselhado. Pessoas inteligentes e abertas, como Nogueira Leite, entre outros, estão a desempenhar um excelente papel ministeriável. O bom líder é quem melhor se presta a ouvir.
Joseph Blatter pode ser criticável pelo seu conservadorismo político. Mas a opção arriscada pela África do Sul compensa, o país precisa ser visto, a democracia ganha com a abertura, mesmo se o motivo é o futebol. A violência pode esmorecer se a democracia for mais consistente.
É bem possível que algumas linhas editoriais tenham em conta que radicalizar a oposição entre Alegre e Cavaco seja mais rentável. A entrevista de Fernando Nobre ao Diário de Notícias e TSF, excelente, pode vir a dizer-lhes como estão enganadas, vale a pena dar a palavra ao não alinhamento inteligente, que respeita a todos os sectores da sociedade portuguesa.
É bem possível que William Howard, presidente do Supremo Tribunal de Justiça americano, leve a carta a Garcia na acção jurídica contra a BP. A catástrofe no sul dos EUA é muito grande por relação ao que os média relevam. E costuma acontecer o contrário.
Paulo Mota Pinto estará em Leiria pela mão de João Cunha para, entre outras aproximações políticas, falar da necessidade em alterar a legislação eleitoral portuguesa. O que é uma óptima notícia.
Em Portugal, a opção pelo futebol de alto nível em 2004 significou pôr-se de lado a recuperação dos centros históricos, uma variável sempre em apreço na qualificação do turismo de qualquer cidade, um dos nossos desígnios depois da negociação da Política Agrícola Comum nos termos em que foi feita. E já há quem pense noutras opções do mesmo timbre.
Henrique Pinto
Junho 2010
FOTOS: a violência na África do Sul não é uma condenação;  presidente Lula da Silva; Pedro Passos Coelho; Joseph Blatter; Fernando Nobre; o presidente Barack Obama com o Dalai Lama ; Nelson Mandela quando jovem; Manuel Alegre (caricatura); Estádio Municipal de Leiria, mais de cento e vinte milhões de Euros nem metade ainda pagos, 400 espectadores habituais (com bilhetes oferecidos), o desmando em planeamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário