terça-feira, 21 de dezembro de 2010

AR REVERENCIAL, COMISSÃO DE HONRA E ASSESSORES APAVORADOS


Numa festa muito bonita promovida no último domingo, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, foi apresentada a Comissão de Honra Distrital por Leiria do Dr. Fernando Nobre.
Nos discursos, Henrique Pinto assinalou as imensas possibilidades de vitória, pesem embora os números publicados, anteriores aos debates e o ainda relativo desconhecimento do candidato em boa parte do país. João Ermida frisou sobretudo o debate dos candidatos Fernando Nobre e Cavaco Silva, em que este se limitou a defender-se, num ambiente em que os seus assessores presentes estavam apavorados.
Esta Comissão de Honra é um grupo simbólico, pequeno, dos que em todos os sectores da vida, olham a necessidade de mudar a orgânica de gestão do país de forma não acomodada, inquietos, quase como uma derradeira oportunidade.
O «guru» dominical da TVI, professor de direito, «jongleur» da palavra, as vidas como marionetes onde basta esticar o cordel, em face de números de share baixos – as compras de natal, diz – mesmo se não condizentes com os que lemos, mas, admitimos, eventualmente fracos -, propugna que os debates na TV deviam ser só em Janeiro. Tanta suposta clarividência é gato escondido com rabo de fora, ele sabe muito bem, quanto menos disser mais Cavaco factura nas sondagens. E se tal candidato fez a sua posição televisiva coincidir com a do PS, lá saberá o que lhe vai na alma.
O evento de domingo foi também uma festa, com a participação do Duo de Guitarras de Ilda Rodrigues e Sónia Leitão, do Orfeão de Leiria, e de Paco Bandeira, inimitável na música e na palavra interventiva, terminando num animado convívio no beberete organizado por Amaral Antunes.
Alguma crítica toca o suposto ar reverencial de Fernando Nobre frente às câmaras perante o candidato presidente. E aquele reafirma pautar todas as suas intervenções pela elevação, o respeito, e a ética, que, diz, é só uma.


A Comissão de Honra do Distrito de Leiria


Henrique Manuel Correia Pinto, Médico, Consultor Internacional de Saúde, Rotário, preside ao associativismo cultural, Mandatário Distrital por Leiria, Leiria; Ana Maria Varela Pena, Professora do Quadro da Escola Secundária de Peniche, Formadora na formação contínua de professores, Peniche; António Alberto Marques Costa, Director Hoteleiro, longos anos bombeiro e director, director do Clube Náutico de São Martinho, Alcobaça; António Gomes da Anica, Profissional de seguros reformado, Leiria; António João Nunes Silva de Noronha Tudella, Designer e Ilustrador, Leiria; António Simões,
Professor do ensino secundário, Mestre organeiro, Ansião ; Carlos Fidalgo, Gestor do Património Cultural da Nazaré, Nazaré; Carlos Simões Santo, Engenheiro mecânico, Professor do ensino superior, Porto de Mós; Cristina Gândara, Licenciada em Românicas, Guia intérprete, Participação na Rádio, Nazaré; Domingos Xarepe, Técnico de Turismo, Professor da Universidade Sénior da Nazaré, Nazaré; Edite Maria Pedro Ramalho Gouveia, Gerente de Hotelaria em S. Martinho do Porto, Alcobaça; Felisberto Matos, Advogado, ligado a várias associações culturais, sociais e desportivas em Alcobaça, Alcobaça; Frederico Novo, Operário especializado na Sesser - Caldas da Rainha, Vida Associativa no Clube Náutico de S. Martinho do Porto, Alcobaça; Henrique Manuel Ferreira Coelho, Assistente de tráfego, Marinha Grande; Isabel Nunes Santos, Desenhadora têxtil, Nazaré; José Adelino Vigia, Ex Bancário, treinador de futebol, participante de actividades sociais na Nazaré, Nazaré; José Madruga da Silva Pimpão, Professor do Ensino Secundário, director da Escola Secundária Raul Proença, Caldas da Rainha; José Pedro Paixão Camacho Vieira, Professor do Ensino Secundário, Bombarral; Madail Marques Mendes, Ceramista artístico, Óbidos; Manuel José Santos Campos, Responsável do sector imobiliário, Alcobaça; Manuel Limpinho Águeda, Antigo Pescador profissional, fabrica réplicas de barcos de pesca e vestes tradicionais Nazarenas, Nazaré; Maria Eugénia Ferraz Gomes, Inspectora de Educação, Bombarral; Maria José Guerreiro da Franca Miranda, Licenciada em Estudos Portugueses e Franceses, Presidente do Conselho Geral da Escola Secundária Domingos Sequeira, Leiria; Marina
Rodrigues de Oliveira Rodrigues, Professora de Dança, Leiria; Marta Sanches Bento Varela, Engenheira Agrícola, Nazaré; Neuza Bettencourt, Professora de música, directora pedagógica, Leiria; Orlando Figueira, Professor do Ensino Superior, técnico de análises clínicas, Leiria; Rita Sanches Bento Varela, Engenheira Civil, Directora de Equipa de Fiscalização - Empresa CONSULGAL, SA, Nazaré; Samuel Fialho, Licenciado em Jornalismo, Nazaré; Sandra Fernandes, Funcionária da Confraria da N.ª Senhora da Nazaré, Nazaré; Sérgio Passos, Advogado, Ansião; Tiago Serrenho, Engenheiro do Ambiente, Consultoria ambiental, Caldas da Rainha.
Henrique Pinto
Dezembro 2010
FOTOS: Fernando Nobre nos estúdios da RTP: Marcelo Rebelo de Sousa, assumido «gurú» televisivo, com Marcelo Caetano; Carlos Carranca e João Lérias em Santarém; Henrique Pinto e João Ermida em Leiria; Paco Bandeira e Graça Sousa em Leiria; Leonel Santos, da Nazaré, com amigos em Santarém.

Sem comentários:

Enviar um comentário