domingo, 19 de dezembro de 2010

HÁ SILÊNCIOS QUE GRITAM


O Dr. Fernando Nobre disse ainda ontem em Santarém estar no horizonte próximo a grande e verdadeira sondagem, o dia das eleições.
Quem gostar de futebol ou mesmo doutra prática desportiva de impacto público conhecido, verificará que, nas transmissões radiofónicas ou televisivas, os comentadores saltam de nervosismo, em qualquer jogada crítica, ante a perspectiva de um dos clubes mais tradicionais e famosos poder perder face a um de menor repercussão. Este comportamento é quase uma constante.
Acontece o mesmo com as campanhas eleitorais, a performance dos que dirimem esta questão nos média é muito semelhante, não há que ficar excessivamente preocupado com isso.
Em verdade, o Dr. Fernando Nobre tem agora uma exposição mediática razoável para o tornar conhecido junto de quem vota, ainda que o tempo seja curto. A qualidade dos debates televisivos tem sido excelente, e pelo caminho o candidato Fernando Nobre já encontrou um dinossáurio, técnico profissional da política, hábil, dos que face aos problemas políticos ou económicos, estão e não estão ao mesmo tempo.
A consigna mais ouvida nas sessões onde está presente ou representado o Dr. Fernando Nobre, o candidato que vamos eleger presidente da república, tem sido «Com Fernando Nobre a Presidente, Portugal será diferente!». Pois sê-lo-á, seguramente!
Confesso-vos, desde sempre sem qualquer relação orgânica com partidos políticos, mas acompanhando e participando em todos os instantes da discussão política há mais de 40 anos, só senti como agora, no espírito e pela adrenalina, prazer e envolvimento anímico semelhantes aos do 25 de Abril de 1974. Isso faz-me querer e acreditar ainda mais no sucesso em Janeiro próximo.
 O juntarmo-nos hoje aqui em Leiria é tão só mais um passo, um dos muitos passos a dar na caminhada por entre o desconhecimento, o receio da mudança, a incredulidade. Mas, com certeza todos já perceberam, o silêncio cúmplice relativamente ao Dr. Fernando Nobre, por parte dos milhares de
concidadãos afectos a partidos ou com opções políticas muito marcadas em anteriores eleições e
caminhos pisados, tem um significado inequívoco de apetência pela mudança. Há silêncios que gritam!
A juventude não tolera a política requentada ou com cheiro a mofo, mesmo se a dos jovens velhos seus companheiros, e sente-se atraída pelo novo com marca de autenticidade e esperança. As pessoas de
maior exigência, conscientes, tal como, no mesmo registo, as defraudadas pelos sucessivos ciclos viciosos «esperança – eleição - mais do mesmo», independentemente do seu estatuto social, manifestam a sua simpatia confiante no Dr. Fernando Nobre. Muitos vão ter a surpresa de constatar que a fidelidade acrítica a pessoas ou ideias, consubstanciada nos partidos, é uma falácia.
A apropriação do discurso do Dr. Fernando Nobre por parte de todos os candidatos, é, incontornavelmente, um vislumbre do facto de ele tocar com simplicidade a consciência das pessoas de qualquer formação ou suposta fidelidade política.
Por todas estas e outras razões, a jornada de hoje pretende fazer valer que, um grupo significativo de pessoas desprendidas de interesses mesquinhos, pessoas a construírem futuros, de moldes diferentes, ou a reverem-se nos seus percursos de vida, no respeito e admiração de quantos os envolvem, simbolizam um Portugal sedento de estabilidade activa, de negociação autêntica e leis eleitorais coerentes e pertinentes, de justiça justa, de economia sustentável e resistente aos ímpetos especulativos e aos empurrões da senhora Merkel. É a nossa Comissão de Honra no Distrito de Leiria.
Tal como o grupo de voluntários nesta campanha, reunido ad hoc, espontaneamente, liderado sem tibiezas pela nossa amiga Teresa Serrenho, sempre aberto a mais contributos individuais, assaz motivado, corporiza o nosso querer, é parte de leão do nosso exército de vontades, quais construtores de catedrais.
Com o Paco Bandeira aqui connosco poderemos interiorizar, cantando, «Ó Elvas…Belém à vista!
Com o Dr. João Ermida, Mandatário Nacional, hoje entre nós, a lição do seu último livro «Agarrem o Futuro» será uma outra consigna de campanha, repercutida como nos jornais falantes do norte de África, com veemência e eficácia. Até ao dia das eleições vamos ser nós próprios esse jornal falante em cada rua, em cada casa, a cada porta, e fazer tudo para agarrarmos o futuro, a dizermos a nós mesmos e aos outros, como o Dr. Fernando Nobre, «se houver segunda volta, estaremos lá!».
Com Fernando Nobre a presidente Portugal será diferente! Vamos a isso que se faz tarde!
A cada um de vós o meu Bem haja. Obrigado
Henrique Pinto
(Mandatário de Fernando Nobre por Leiria distrito)
19 de Dezembro de 2010, Apresentação da Comissão de Honra Distrital de Leiria
FOTOS: Teresa Serrenho, a agora Directora de Campanha Fernando Nobre no distrito de Leiria, e o marido, Luís Serrenho, no Jantar Fernando Nobre de 18/12 em Santarém; Fernando Nobre no Jantar de Santarém, ladeado por Henrique Pinto (Mandatário no distrito de Leiria), Maria de Lurdes Pedro e marido, Edmundo Pedro, e Nelson Carvalho (Mandatário no distrito de Santarém); Carlos Carranca e João Lérias em Santarém; João Amaral Antunes tocando Chico Buarque em Santarém; Mesa da Cerimónia de apresentação da Comissão de Honra Fernando Nobre no distrito de Leiria - João Ermida, Henrique Pinto, Teresa Serrenho (directora de Campanha no distrito de Leiria) e Helena Godinho (directora de campanha em Leiria); Henrique Pinto e Paco Bandeira (um dos momentos felizes da sessão solene em Leiria fica a deversa à música, à palavra e à inteligência de Paco Bandeira); Fernanda Oliveira e marido em Santarém; Helena Godinho e família, na Escola Superior de Educação, em Leiria); Leonel Santos (director de campanha na Nazaré), em Santarém; Engenheira Rita Varela, membro da Comissão de Honra em Leiria; momento que antecedeu a cerimónia de Leiria; Henrique Pinto e Teresa Serrenho em Leiria; Edmundo Pedro, Fernando Nobre e Leonel Carvalho em Santarém; Henrique Pinto e João Ermida em Leiria

Sem comentários:

Enviar um comentário