quarta-feira, 5 de novembro de 2014

MUITOS FAZEM O CONTRÁRIO DO QUE APRENDERAM NA FACULDADE

Sempre fui e espero continuar a ser muito dinâmico. Não obstante achei ser tempo de deixar a consultoria internacional em saúde, em full time, um tanto por déjà vu, outro tanto por cansaço. Prefiro continuar com a universidade e fazer alguma clínica aqui, em Nutrição Clínica, uma área apaixonante. Estou no Centro Hospitalar de São Francisco, em Leiria, na Figueira da Foz e no Estoril, e, eventualmente, perto dos locais onde fui clínico geral ou médico de saúde pública.
Fiz a minha formação académica, dos Mestrados ao Doutoramento, nos últimos vinte anos, em Portugal e no estrangeiro.
A área da Nutrição é um campo de batalha, de enganos e interesses: publicidade enganosa; indústrias supostamente médicas, poderosíssimas, em dois dos casos multinacionais, com dietas em franchizing; um contingente enorme de dietistas e nutricionistas, muitos deles sem capacidade para a clínica, holística, debatendo-se num mercado sem emprego, vítimas da publicidade fácil, para cima de muitos a trabalharem em ginásios, Spas, farmácias, «clínicas», vãos de escada, etc., sem grande autonomia relativamente aos «horrores» das dietas franchisadas e dos suplementos desnecessários que têm de impingir (exatamente o contrario do que aprenderam na Faculdade), e a quererem resultados fáceis e rápidos; colegas pouco ortodoxos, mas com clientela, a atuarem quais Tallons; a convicção que Nutrição se restringe a obesidade; e tutti quanti.
Por isso, creio, os colegas confiam mais ao especialista médico o acompanhamento nutricional dos seus casos, a não ser que o nutricionista (não é o mesmo que dietista, que têm ainda menor formação) seja efetivamente muito bom ou especializado. Que os há!
Henrique Pinto



Sem comentários:

Enviar um comentário