domingo, 23 de novembro de 2014

NUTRIÇÃO EM PORTUGAL ENTREGUE A SANGUESSUGAS E A JUSTIÇA AOS MAGNATAS DA COMUNICAÇÃO

Já não estamos em tempo de ir à bruxa. É altura de nos confiarmos à medicina baseada em provas, a maior afirmação dos últimos trinta anos. E mesmo a esta urge fazê-lo com cautela.
Infelizmente o país está entregue às multinacionais das dietas franchisadas, dos drenantes, dos suplementos, das inutilidades perigosas. Para maior confusão e tristeza, boa parte das farmácias está de momento a salto por parte destas empresas de grande porte, cujos produtos se incluem num mercado que, em Portugal, ninguém controla. Algumas das pessoas a exercerem o papel de nutricionistas nestas farmácias e outros estabelecimentos sê-lo-ão mesmo por formação. Mas só aceita um lugar destes – para vender produtos supostamente deletérios -, quem está na difícil posição de desemprego. O que aprende na Faculdade nada tem a ver com tal prática. Mas a maioria destes trabalhadores tampouco são nutricionistas ou dietistas. Têm as formações mais afastadas da saúde que imaginar se possa, até engenheiros e administrativos. Só é preciso terem lábia suficiente. E são pagos por estas empresas da dieta inútil e, por regra, o cliente nada paga pela «consulta» ou gasta uma ninharia. Só é preciso que compre os produtos.
Obviamente que alguém qualificado tem vergonha de fruir uma concorrência desta natureza. E quem manda não a terá?
Um país empobrecido a martelo para «se tornar mais competitivo» na visão neoliberal (a dívida e a imposição europeia eram fatores de menor importância que este pendor da formação política, agora até o Professor Marcelo Rebelo o reconhece), fica também à mercê de tudo. Num país onde a justiça se avalia por concentrações estruturais, duma justiça a redimir-se no circo, como se este não fosse mais um corrosivo a debilita-la, pouco mais há a esperar em termos de boas práticas.
Livrámo-nos por ora da Legionella. No mundo foi o terceiro maior surto em extensão na história da doença. O neoliberal mor sente-se ofendido por dizer-se também aqui haver culpas do governo. Fosse o seu ar ofendido o problema maior e estaríamos todos descansados. Pena é competir a um dos ora ministros mais competentes tutelar o ambiente. Porquanto terá de dizer-se, fosse cumprida a regulamentação de vigilância e tal surto jamais teria assumido estas proporções. Agora competirá a esta Justiça trânsfuga, de someninhos, equacionar o quanto vale uma vida (e foram dez que se perderam) e o quão importante é para a «economia» do país não incomodar estes produtores de veneno, espalhados por toda a parte, de hospitais a hotéis e grandes repartições públicas e privadas.
Sei o quanto me custou, pessoal e profissionalmente, mandar encerrar um edifício da Segurança Social por «doença» semelhante nos seus efeitos!
Não tenho dúvidas sobre a honorabilidade do senhor Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos ou da senhora Bastonária da Ordem dos Nutricionistas (e dietistas!). Estou convencido mesmo que, em face dos seus discursos de intenções, não deixarão de questionar esta prática nociva para a saúde e bem estar dos portugueses. Dado tutelarem organismos cujo princípio mor é o da ética profissional (e não o do lucro de tais produtores), serão as únicas entidades credíveis para obstarem a este logro nacional. O ministro referido já pôs no terreno, célere e eficazmente, algumas medidas potencialmente dissuasoras.
Se os Bastonários o fizerem, sei o quanto lhes custará, pessoal e profissionalmente.
Henrique Pinto
Novembro 2014




Sem comentários:

Enviar um comentário