domingo, 9 de novembro de 2014

O EQUILÍBRIO, A NUTRIÇÃO, O ESSENCIAL...

O tempo estava inclemente. Chuva diluviana, aquaplaning nas vias principais do país, retenção no tabuleiro da Ponte 25 de Abril por mais duma hora, acidentes e insultos de buzina, eis os elementos do demo que pontuavam a tarde de sábado na minha viagem (de quase 200 quilómetros) até Sesimbra. 
Cheguei tarde ao cine teatro João Mota (assim o conhecia em miúdo, é lá que está a Biblioteca Municipal), mesmo ao lado da Escola Básica onde fiz exame da quarta classe. Acorria a um chamado da querida companheira presidente do Rotary em Sesimbra para englobar um painel sobre alimentação equilibrada. Fi-lo com imenso gosto. É uma área tão vilipendiada hoje em dia pelo conflito entre a aspiração de qualidade e boas práticas e a agressividade duma indústria poderosa, que já nem é a do fast food mas a da dieta franchisada, dos drenantes, suplementos e tutti quanti, instalada num país debilitado e sem emprego digno para os profissionais mais adestrados. São poucos os médicos especialistas numa determinada área que abraçaram como eu, pleno de entusiasmo e paixão, o campo
vastíssimo, moderno e fascinante da nutrição clínica. Anima-me assim, uma vez mais, um espírito de causa tão próprio de Rotary e tão entrosado no meu modo de ser. Julgo que o painel correu bem. A participação da companheira Engenheira Lucília Baioneta a abordar o outro lado do problema, o como fazer, e a sageza da jornalista Maria de Fátima Rodrigues, editora dos periódicos O Sesimbrense e Jornal de Loures, entre outros, fez do conjunto uma simbiose excelente. Afinal, quem também está muito grato sou mesmo eu, presidente Argentina Marques. Se hoje me voltassem a perguntar «mas o que é que há entre Nutrição e Rotary?», neste contexto, eu teria de responder apenas e uma vez mais, «tudo».

Henrique Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário