terça-feira, 25 de novembro de 2014

OS ANTAGONISMOS DOS ANOS TRINTA

A ninguém deve alegrar o mal de alguém, quem quer que seja. E se o bem de outrem é matéria para inveja ou insídia, estamos na mesma. Muito para lá da moral cristã, e sobretudo do cristianismo moderno – embebe-nos, mesmo se não partilhado nos seus rituais -, a formação vivencial e intelectual do humanismo, ilumina-me nestes pressupostos.
Ora, para mal do sentir de muitos, o humanismo, é estado de alma em queda na pós-modernidade.
A situação do nosso país incomoda-me dolorosamente. Em 2008-2010, depois da eclosão da crise mundial e antes de me ter resguardado um pouco ao cansaço das viagens, cheguei a sentir-me envergonhado quando me faziam perguntas embaraçosas lá fora. Mas depois, e até há meses, a coisa tornou-se pior, quando nos chamavam de «lazy» (preguiçosos) e gastadores. Em certos meios cultos e técnicos fica mal desculparmo-nos com «a tristeza das governações», mais uma lição cruel para quem não pode mostrar-se intelectual e animicamente chocado. Imagino o que não me diriam agora com este volume de disfunções, um aparato desmedido e desproporcionado, tanto sonso a tomar-se por puro e a tirar proveito duma comunicação ignorante, 
competitiva nas esferas do económico e do político, quando o país foi ideologicamente empobrecido (e por via disso enfraquecido em todas as perspetivas possíveis de ser encarado), com ganhos para um número crescente de iluminados, conhecedores bem colocados e os já possuidores, para, imagine-se, se tornar mais competitivo. É tal a lógica dos neoliberais. Uma lógica com traços comuns à da China moderna, mesmo se com diferenças substantivas. Por isso eu considero o novo liberalismo semelhante nos seus efeitos aos «ismos» mais antagonistas dos anos trinta do século passado. Tem prevalecido, num silogismo de apaziguamento e distanciação, a consigna feliz da oposição justiça/política, mau grado o estar-se seguro, entra pelo olhar adentro, que esta contradição dificilmente existirá nos tempos correntes.  
Henrique Pinto

Novembro 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário