sexta-feira, 23 de julho de 2010

AINDA UM PRIVILÉGIO


Golfinhos, vejo-os passar da minha varanda. Seguem em fila, longa, um e outro a rodopiarem, círculos perfeitos, como se a animarem a caravana, esperam pelos mais retardados.
Vistos de perto, em pleno mar, entre as Ribeiras e a Calheta de Nesquim, onde nasceu e morreu Dias de Mello, brancos, riscados, cinzentos escuro, nadam velozmente, mesmo os filhotes de dias, esgrimam cabriolas no ar, divertidos.
Anda cachalote por perto, a espécie de baleia mais comum nos Açores, migra entre Outubro e Março rumo a Cabo Verde ou à Islândia.
As velas estão tensas como os olhares, ouve-se uma frequência de rádio de empresa de vigia, quase cheira.
Uma manta escura, raia gigante, brilha preguiçosa, indiferente, na luz da manhã. Agudiza-se a atenção, expectante entre um e outro esguicho, sobe, não sobe. E ei-lo por instantes na passerelle aquosa, imponente, tranquilo, como se soubesse, ali só querem admirá-lo na sua perene grandeza, no respeito pela lei internacional.
Mergulha sem avisar, não dá tempo a ver-se-lhe a cauda. Um outro soprará dali a pouco.
Qualquer dia pôr-se-á fim aos locais para observar de perto os animais, onde quer que estes estejam prisioneiros, em sofrimento. Em muitos casos encerram por igual egoísmo e crueldade de quem se crê rei do universo. Vê-los no seu habitat natural, e não apenas no mar, é ainda um privilégio. Todavia, é
um exemplo cívico ímpar em todas as idades, esplendor da vida, convívio inesquecível duma existência não rude e espiritualmente mais complexa.
Henrique Pinto
Julho 2010
FOTOS: veleiros na Marina da Cidade da Horta, ilha do Faial (foto HP);  golfinhos ao largo da povoação das Ribeiras, ilha do Pico (foto Fábio Joel); Henrique Pinto (foto Fábio Joel); golfinhos entre as Ribeiras e a povoação Calheta de Nesquim, no sul da ilha do Pico (foto Fábio Joel); Ponta dos Capelinhos, ilha do Faial, as baleias circundam-no para rumarem ao sul da ilha do Pico (foto HP); Cachalote, frente às Ribeiras, ilha do Pico; Cachalote, frente à Calheta de Nesquim (foto Fabio Joel); Praia de Almoxarife e Ponta da Espalamaca, lado norte da ilha do Faial (foto HP); ilha do Pico vista da marginal do Lagido (foto Fábio Joel).

Sem comentários:

Enviar um comentário