segunda-feira, 5 de julho de 2010

ORGULHO E SUCESSO


Meia região política e social acorreu ao concerto de encerramento do 28º Festival Música em Leiria, na noite de domingo, 4 de Julho, o da proclamação da independência americana em 1776, que influenciou o mundo, no Teatro municipal em Leiria. Na festa singela dos agradecimentos, após o concerto, Miguel Sobral Cid, o director artístico, salientou o «inevitável efeito positivo local e regional desta realização» numa perspectiva social e cultural, no médio e longo prazo.
A Orquestra Filarmonia das Beiras (OFB), dirigida por Stephen Coker, e com o jovem João Moreira como clarinetista solista – em parceria com o Prémio RDP, que venceu, foi sobremaneira uma manifestação de reconhecimento -, realizou um dos melhores concertos entre os mais de quatro centenas da sua carreira.
Um repertório particularmente triste deu azo a um concerto tão belo e de tal qualidade, como só Filipe Mesquita de Oliveira poderia descrever e explicar. A adesão do público, fundindo-se com os intérpretes, foi notável.
Porque sou fundador da OFB em nome do Orfeão de Leiria, entidade organizadora do Festival e tenho o privilégio de integrar a direcção destas três componentes, uma vez mais juntas, senti por demais o orgulho de tal sucesso.
Vem aí a 29ª edição, custe o que custar em esforço e vontade!
Foi, perdoe-se-nos a imodéstia, o excelente prolongamento da festa de aniversário do Fábio, em que família e amigos, num clima de harmonia e felicidade, se juntaram ao almoço em Pombal.
Henrique Pinto
Julho 2010
FOTOS: Orquestra Filarmonia das Beiras, versão cordas (Batalha); João Moreira; Stephen Coker (fotos de arquivo); cerimónia de encerramento do 28º Festival Música em Leiria (Foto Sérgio Claro): António Sequeira, representando a empresa patrocinadora Caixa de Crédito Agrícola de Leiria, Henrique Pinto, Miguel Sobral Cid, director artístico, deputada Odete João, Stephen Coker, maestro, Carlos de Pontes Leça, ex director do Festival, Raúl Castro, presidente da Câmara de Leiria, Narciso Mota, presidente da Câmara de Pombal e esposa Deolinda Gago Mota, Diogo Mateus, vereador da cultura da Câmara de Pombal, Ana Narciso, ex deputada, e marido, ex presidente da Câmara de Porto de Mós, José Ferreira, Diogo Moreira e António Vassalo Lourenço, maestro principal da OFB.

Sem comentários:

Enviar um comentário