sexta-feira, 9 de julho de 2010

A CIDADE FOI-SE ABAIXO


Estava deitado à espera do sono, guia de Montreal aberto, quando dei por mim. A agência de turismo colocara-me num hotel em plena zona gay e lésbica da cidade. O táxi que me trouxe do aeroporto teve dificuldade em passar na Crescent St e ruas em redor, tamanha a multidão jovem bebendo qualquer coisa em plena noite de luz e um mar ondulado de «mulheres» lindas de morrer pululando por quilómetros.
Depois do colapso financeiro de 2008 e das recessões que têm vindo a afectar a região do Quebec, a ponto de Os Canadiens, equipa mítica do hóquei sobre o gelo, a paixão local, no topo da Eastern Division da National Hockey League e depois da exaltação com a vitória infligida aos Boston Bruins, arqui-rivais, ser eliminada à segunda volta pelos Boston em quatro humilhantes playoffs. A cidade foi-se abaixo.
Todavia, esta urbe maravilhosa, ilha do agitado rio São Lourenço, em socalcos de rápidos trepidantes, porventura a cidade mais multiétnica, com uma vida nocturna espantosa desde a histórica old city até

ao Plateau, está a renascer.
Os hotéis triplicam a assistência e esgotam a um ano com os assistentes do Festival de Jazz. São 400 concertos em duas semanas, mais de 1000 músicos, nomes no passado de se lhes tirar o chapéu como Count Basie, Ella Fitzgerald, Lauryn Hill, Wynton Marsalis, Chick Korea, e a famosa cantora-pianista canadiana Diana Krall. Dá-se hoje lugar a centenas de outros, velhos e novos, como Dave Brubeck, Sonny Rollins, Smokey Robinson ou o fotógrafo de jazz Herman Leonard (todos prémio especial Miles Davis 2010), Grand Ensemble de Sainte-Eustache, Hellbound Hepcats, The Red Hot Blues Sisters e
tantos outros.
Constrói-se a bom ritmo mais um Bairro dos espectáculos e um novo planetário, a abrir em 2012. Há um projecto de 100 milhões para albergar 1100 estudantes em duas torres gémeas a erguerem-se na rua Guy, área degradada do west end downtown.
Montreal é cenário habitual para grandes eventos mundiais, como ora sucedeu com a 100ª Convenção de Rotary International. Em simultâneo decorria em Toronto a Cimeira do G20, exactamente no termo das aulas, quando os pais acorrem do Canadá longínquo e dos EUA a buscar os filhos. Reinava o caos.
O que transformou os aeroportos do país, já conhecidos pelo rigor da segurança, superior à do país vizinho, numa paranóia securitária e burocrática.
Estive na Convenção mais por ser orador convidado, dada a sobrecarga de trabalho que me afoga. Mas foi quase em êxtase que acompanhei a saga organizativa dos amigos Bob Scott, Monty Audenart, Tony de St. Dalmas (membro da Câmara dos Lordes, advogado ilustre e meu vizinho no Algarve, falecido há três semanas), John Kenny e Ray Klingensmith, desde o Instituto inicial no Fairmont The Queen Elizabeth Hotel, até à cerimónia do fecho, com a exuberância do Cirque du Soleil, no Bell Center Arena.
Exultei com a Rainha Noor da Jordânia em «Panorama para a paz no século 21», Father Marciano e o modo como a Tuloy Foundation mudou a vida das crianças de rua das Filipinas, o Dr. Bruce Aylward, colega e amigo, da OMS, no anúncio do fim eminente da poliomielite ou a cantora country Dolly
Parton e o trabalho fabuloso da sua Fundação Dollywood, na promoção e avanço da literacia no mundo. O painel de personagens era infindável, como no passado. Madre Teresa de Calcutá, Nelson Mandela, Mia Farrow, Gorbachev, Kofi Annan, Clint Eastwood, Ted Turner, Ban Ki-Moon, Margaret Chan, Jerry Lews, Desmond Tutu, Jane Goodhal e tantas outras individualidades, em anos recentes, transmitiram-nos também as suas experiências, o entusiasmo pela vida e pela melhoria do modo de viver no planeta.
Henrique Pinto
Julho 2010
FOTOS: Boulevard René-Lévesque, em Montreal; Booth Rotarian Books for the World e Charles Clemmons; o Festival de Jazz é um dos grandes cartazes turísticos da cidade, 400 concertos em duas semanas; Count Basie; Cartaz do Festival de Jazz Montreal 2010; a cidade a preparar-se para o Festival de Jazz; a artista canadiana Diana Krall;
Dolly Parton no Bell Center; a Booth da Dollywood Foundation no Palais des Congrés; Luís e Célia Giay dançando no jantar de Major Donnors; Kalyan Banerjiee e a esposa BinotaJohn Kenny no encerramento do Instituto de Montreal; a Igreja de Marie Reine du Monde na avenida Lévesque; o Cirque du Soleil, pelas ruas de Montreal e Québec City (em contrato com a autarquia), revitalizando o turismo, e aqui no Bell Center Arena, encerrando a Convenção de Montreal.

Sem comentários:

Enviar um comentário