segunda-feira, 5 de julho de 2010

MARCOTULLI INESQUECÍVEL


Armindo Carolino substituiu Manuel Cordeiro como Governador do Distrito 1970 de Rotary International. A transmissão de tarefas ocorreu no sábado, 3 de Julho, no decurso dum almoço muito
participado no Manjar do Marquês, em Pombal. Foi particularmente feliz no mobilizar a sua equipa para melhor apoiar os 86 clubes rotários a lograrem os objectivos da paz mundial, no fazer a ponte
entre as pessoas, entre os continentes, como instou em San Diego e em Montréal o presidente de RI Ray Klingensmith. Gostei imenso de participar deste momento de necessária e transbordante euforia.
O dia foi curto. Porque a Galeria Capitel, e o bom amigo Joaquim Vieira, nos seus fortíssimos noventa anos, mecenas desde sempre do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes, numa concorrida vernissage ao fim da tarde, abriu a Exposição de pintura com a receita a reverter em parte para esta Obra a que presido. Bem-haja terno companheiro de jornada, Joaquim Vieira.
E ao pingar da noite esperavam-nos duas surpresas formidáveis. A sacristia do Mosteiro de Alcobaça (parte do edifício que ruiu com o terramoto de 1755, porventura a razão de os seus ricos escombros terem resistido ao saque de franceses
e ingleses no século XIX), reconstruída, é uma belíssima relíquia do barroco, palavra tão portuguesa, e duma vocação tão apurada para a fruição musical.
Temos tido recentemente em Leiria nomes bem sonantes da guitarra, como Tomás Camacho, José Mesquita Lopes, Margarita Escarpa, Ignacio Rodes, Dejan Ivanovic, Paulo Vaz de Carvalho e Álvaro Pierri, sobretudo no âmbito do Festival Internacional de Guitarra. Claudio Marcotulli veio agora dirigir uma master class neste mesmo contexto. Numa parceria operada com o Festival Cistermúsica, de Alcobaça, proporcionámos a felicidade de ouvir este intérprete da mais elevada craveira, naquele espaço magnífico. Foi um recital soberbo de qualidade técnica e interpretativa, belo – como belo é o texto de Ratzinger sobre o belo -, inesquecível.
Henrique Pinto
Julho 2010
FOTOS: Ciclismo pela Erradicação da Polio, Montréal 2010; Gina, Armindo Carolino, Manuel Cordeiro e Maria Antónia, Transmissão de Tarefas em Pombal; Henrique Pinto à conversa com Claudio Marcotulli em Alcobaça; Manuel Cordeiro, Pombal 2010; César Santos, Henrique Pinto, Joaquim Vieira, director da Galeria Capitel, Gonçalo Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria, Antonieta Brito e Acácio de Sousa, na Abertura da Exposição em favor do OLCA.

Sem comentários:

Enviar um comentário