segunda-feira, 26 de julho de 2010

PATRIMÓNIO RELIGIOSO EDIFICADO DE SÃO ROQUE DO PICO - IGREJAS E ERMIDAS (1)


Desde os primeiros tempos, no dealbar do século XVI, a cultura e exportação de trigo tornaram-se importantes para as populações da ilha do Pico, Açores, como serviam ainda de padrão de moeda.
Mais tarde o milho substituiu o trigo tornando-se o produto base das comunidades, além do pastel, da vinha e da laranja.
A pecuária desses tempos era apenas complemento da lavoura.
Na segunda metade do século XVIII e ao longo do século XIX, os Açores tornaram-se centro de captura e transformação do cachalote. Progressivamente, a ilha do Pico assume-se como eixo irradiador desta pesca interinsular.
Acontecimentos como as várias erupções vulcânicas (1562-64 e a criação do Mistério da Prainha e 1718 com a extensão do Mistério de Santa Luzia e as escoadas de São João) e sismos, as pilhagens dos piratas, sobretudo ingleses e espanhóis, que no século XVII, perseguiam as naus portuguesas que vinham da Índia e atacavam as populações indefesas, a destruição dos vinhedos pelo oídio e a doença dos pomares de laranjeiras, prejudicaram seriamente a economia dos Açores.
Portadores do sentido religioso e das tradições das suas origens os povoadores ergueram e voltaram a erguer ermidas e igrejas e no culto dos seus santos buscavam protecção e alívio para as extraordinárias dificuldades da sobrevivência.
No concelho de São Roque do Pico permanecem como monumentos de interesse histórico as Ermidas do Cabrito, o Convento dos Frades, com capela (Baía de Canas), Convento de São Pedro de Alcântara, no Cais do Pico, Igreja de Nossa Senhora da Ajuda (Prainha) e Igreja Matriz de São Roque.
Henrique Pinto
Fevereiro 2010
FOTOS: São Roque do Pico, em baixo, com a ilha de São Jorge ao fundo; Mistério de Santa Luzia ( a língua de lava que entrou mar dentro), Pico, a lava enrugando pelo arrefecimento mais precoce das faixas laterais; vinha, milho e casas de lavoura (adegas) no baixio da Prainha, Pico; Adega reconstruída na Prainha; milho na Prainha, a principal produção cerealífera depois do abandono do trigo; a montanha do Pico vista da minha varanda.

Sem comentários:

Enviar um comentário