sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

«CARNAVAL DE VENEZA» SOLIDÁRIO

As parcerias em favor do bem comum são sempre benquistas. Mesmo se um dos objectivos imediatos é o lazer e o encontro de amigos e conhecidos.
A magia do Carnaval de Veneza influenciou o Jaime da Ponte na escolha do tema para o jantar festivo de 13 de Fevereiro. Juntam-se na Quinta do Fidalgo na Batalha os rotários, a Associação Vida Plena e o Orfeão de Leiria (e particularmente uma das suas Associações de pais).
Por mim já me encantaria a coincidência feliz de ter alguma responsabilidade nas três instituições.
Tenho o privilégio de pertencer à família rotária há cerca de 30 anos. Maior organização privada mundial em prol da solidariedade, reune os seus sócios todas as semanas em cada clube, não para celebrar o transcendente – todos o podem fazer em sede dos credos individuais – mas no formatar de tarefas solidárias à escala do mundo no primado da ética, da verdade, da justiça e da utilidade social.
Em 1998 presidi ao Rotary Club de Leiria. Foi possível ao clube obter financiamento do Estado, através da Comissão de Luta Contra a Pobreza, no valor de 250 mil Euros, para criar a Associação Vida Plena em Pousos e Marrazes. Está vocacionada para atender crianças em risco de exclusão.
Sinto um imenso orgulho no esforço que os corpos sociais e colaboradores fazem para atender uma vasta população carente com tão baixo retorno pecuniário.
Sou sócio do Orfeão de Leiria há 35 anos e seu presidente vai para 28. Quando é normal os elencos directivos do associativismo, e em especial do cultural, aguentarem-se pouco tempo coesos e mesmo que na direcção da Nação cada governo seja mais fraco em relação ao anterior, esta casa é hoje uma das mais produtivas e prestigiadas em Portugal e os seus corpos sociais incluem apenas cidadãos dos mais significantes nas suas comunidades e no país. Além do mais, integra a maior escola do ensino artístico da Europa.
Este congregar de esforços a visar em última instância assegurar que mais crianças possam fruir dos cuidados de Vida Plena dá-me forte sentido de realização pessoal.
Henrique Pinto
Fevereiro 2010
FOTOS: Anúncio da Festa carnavalesca solidária de Leiria; 4 máscaras no Carnaval de Veneza

Sem comentários:

Enviar um comentário