sábado, 6 de fevereiro de 2010

COMO GANHAR OS PRÉMIOS DE LITERACIA



















O enfoque do encontro desta semana é o programa de prémios de literacia. Especificamente, eu quero focar o Prémio Distrital de Literacia e o Prémio de Zona de Literacia. Em resumo:
A. Lembrai-vos – Uma das quatro tarefas mais relevantes do Grupo de Recursos em Literacia de RI é encorajar os clubes a empreenderem Projectos de Literacia e uma das ferramentas mais importantes que temos para fazer isso é o nosso Programa de Prémios em Literacia. Mais especificamente, criámos o Prémio de Literacia do Distrito e o Prémio de Literacia da Zona como uma forma de encorajar os clubes a multiplicarem os Projectos de Literacia. A nossa primeira ênfase está no Prémio de Literacia do Distrito. Porquê? Porque os requisitos são tão fáceis de obter que qualquer clube pode ganhá-lo apenas com uma modesta dose de esforço.
B. Lembrai-vos – A segunda das quatro tarefas mais relevantes do Grupo de Recursos em Literacia de RI (GRLRI) é fazer Projectos de Literacia e actividades fáceis de efectuar. O GRLRI torna-o mais fácil para os distritos encorajando os seus clubes a ganharem o Prémio de Literacia do Distrito providenciando um Guia de Pronto a Fazer para os prémios de Literacia. Pomos esse guia no site da internet de RI onde todos os distritos e clubes podem facilmente aceder. O endereço do site é, certamente, www.rotary.org/literacy. E o guia de que se pode fazer download (baixar) e o impresso de requerimento nessa localização está listado como IMPRESSO DE CERTIFICADO DO PRÉMIO DE LITERACIA (LITERACY AWARD CERTIFICATION FORM).
C. Lembrai-vos – O Grupo de Recursos em Literacia de RI facilita aos GOVERNADORES DE DISTRITO (GD) prepararem os certificados do prémio fazendo amostras de impressos em branco de certificados de prémio on line em www.rotary.org/literacy. Tudo o que os GD têm de fazer é ir a esse site, retirar o impresso para o Prémio de Literacia de Distrito ou de Zona, preencher os espaços em branco e depois imprimir o impresso completo. O ficheiro de amostras de certificado de que se pode fazer dowload (baixar) está listado no site da internet como AMOSTRA DE CERTIFICADOS DE PRÉMIOS DE LITERACIA (SAMPLE LITERACY AWARD CERTIFICATES).
D. Isto recorda-nos o trabalho de grande apoio que o staff em Evanston tem feito nos anos que passaram. Aqui está essa história. Há cerca de 5 anos o GRLRI pediu ao staff para preparar certificados de prémios. O pedido visava cópias pesadas que seriam enviadas pelo correio. O staff disse-nos que tal era impossível por razões de custo e logística. Mas em vez de se ficar por aí, o staff ofereceu-nos uma sugestão alternativa. Aceitaria o GRLRI a ideia dos certificados em branco de que se pudesse fazer dowload no site de RI? E assim aconteceu que passámos a ter o nosso presente sistema… barato e fácil de usar. Esta história lembra-nos que o nosso staff em Evanston actua proactivamente. Quando as regras e orçamentos de Rotary não aconselham o curso duma dada acção requerida pelo GRLRI, o staff toma a iniciativa de encontrar algum outro caminho para se fazer o trabalho.
E. Boas Notícias – O staff fê-lo uma vez mais. Ao pedir paciente e continuadamente ao staff de tradução para traduzir a nossa Brochura de Prémios de Literacia para todas as línguas oficiais, eles fizeram finalmente o trabalho. A Brochura de Prémios está agora on line em todas as línguas oficiais.
O mesmo é verdade para as AMOSTRAS DE CERTIFICADO DE PRÉMIOS DE LITERACIA.
F. Acção requerida – Antes de começarem a dizer aos vossos contactos nos distritos, por favor, ocupem um pouco do vosso tempo a ir ao site de RI e façam o seguinte:
1. Assegurem-se de que o guia de prémios de literacia e os certificados dos prémios em branco estão lá como prometido.
2. Façam o dowload duma das amostras de certificados e preencham-na como se estivessem a preparar um certificado para um dado clube. Usem o nome do vosso próprio clube se assim o desejarem. Então imprimam o certificado para estarem seguros de que o produto final é o que afirmamos ser.
O Sucesso futuro deste aspecto do Programa de Prémios está nas vossas mãos.

PS. Roger Hayward enviou-nos uma outra excelente Newsletter sobre Literacia. Se ainda não recebeu uma cópia, por favor contactem o Roger. Depois partilhem-na com os vossos distritos.
PS. O nosso staff em Evanston informou-me de que tinha conseguido tornar disponível a World - Wide Literacy Newsletter no site da net (www.rotary.org/literacy. A tradição de apoio proactivo do staff continua.
Richard Hattwick
Coordenador Mundial para a Literacia
Fevereiro 2010
FOTOS: Edifício das Nações Unidas em Nova Ioque (no dia de Rotary na ONU decorreram aqui várias sessões para cerca de 900 pessoas em que participaram, entre outros o PRI John Kenny, o PRID Bob Coultas, representante de RI nas Nações Unidas e o Coordenador de Area para a Literacia nos EUA, zonas 31 e 32, Roger Hayward), (1); estudantes do Programa FireFly em Istambul, Turquia; todos os governadores eleitos de RI puderam contactar com o GRLRI em San Diego, através da Coordenadora de Zona Helen Kalfuss, na foto(1); a Assembleia Internacional é um momento de magia e sabedoria - aqui o PRID Salazar Cruz (Colombia) e o PRID Saint Delmas (Inglaterra) ladeiam o PRI John Kenny; e há sempre o colorido da festa de todas as nacionalidades, onde o samba quase sempre a todos contagia..
(1) Fotos retiradas da World-Wide Literacy Newsletter, de Roger Hayward, com a devida vénia a este bom amigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário