quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

PRÉMIO RTP/SPA PARA MELHOR TRABALHO DE MÚSICA ERUDITA PORTUGUESA

« O Quarteto Lopes-Graça foi, na segunda-feira dia 8 de Fevereiro, escolhido para vencedor do Prémio Autores/SPA 2010 na categoria de Música/Melhor trabalho de Música Erudita.
Este prémio foi-nos atribuído pelo CD – Música Portuguesa Para Um Quarteto e homenageia, através de nós, dois vultos maiores da Música Portuguesa – António Victorino d’Almeida e Fernando Lopes-Graça.
A eles, à editora Numérica, à SPA e à RTP o nosso muito obrigado. Extensível, claro está, a todos os amigos e instituições que nos apoiaram e estimularam nos 5 anos que levamos de existência, aos outros compositores portugueses a cuja música temos a honra e o prazer de, concerto após concerto, dar vida, e ao público com quem partilhamos emoções e fazemos caminho.
Mas, principalmente, queremos aplaudir a coerência e a coragem de trazer a música dita «erudita» a este certame, ela que anda tão completamente arredada destas lides mediáticas, banida das televisões, remetida a um gueto triste. O Quarteto Lopes-Graça certamente espera que, neste panorama, este prémio constitua um sinal de mudança.
A Cultura também agradece»
Luís Pacheco Cunha

NOTA: O Luís Cunha é meu amigo de há décadas. Admirei-lhe a ousadia quando trocou o «conforto» de tocar na Orquestra Gulbenkian para continuar a estudar em Moscovo. A sua persistência na procura dum nível cada vez mais elevado, qual Van Gogh na demanda da cor ideal, como a qualidade artística, dificilmente terão limites. O Quarteto Lopes-Graça, ostentando o nome consagrado de um dos meus amigos, é uma meritória realidade, apesar da limitada extensão do mercado português. Bem hajam amigos.
Henrique Pinto
Fevereiro 2010
FOTOS: capa do disco Música Portuguesa Para Um Quarteto do Quarteto Lopes-Graça; o maestro e compositor Fernando Lopes-Graça; ícine do Quartweto Lopes-Graça; o maestro, pianista e compositor António Victorino d'Almeida.

Sem comentários:

Enviar um comentário