sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

MÊS DA LITERACIA, PORQUÊ, O QUÊ E COMO
















Implicações para os Rotary Clubes Individualmente

A. Porque é que RI escolheu temas mensais em primeiro lugar? Porque é que o Conselho de Directores de RI designou Março como o Mês da Literacia?

1. Só há 12 meses no ano. Portanto, quando o Conselho de Directores entende afectar um mês em particular a um tema em particular, a mensagem é clara – o tópico do tema é uma área à qual todos os clubes devem tentar dar prioridade.
2. O Mês da Literacia costumava ser em Julho. Mas em Julho a maioria dos clubes está a tentar organizar-se para o novo Ano rotário. Portanto, em Julho, poucos clubes estavam em condições de fazer alguma coisa respeitante à Literacia. Por isso mesmo, há três anos, sob recomendação da coordenadora geral do GRLRI, Grupo de Recursos para a Literacia de RI, à altura, Dra. Eileen Gentilcore, o Conselho de Directores de RI mudou o Mês da Literacia de Julho para Março.

B. O que é que devem fazer os clubes rotários altamente motivados para promoverem e celebrarem o Mês da Literacia?

1. Criar consciência – dentro do clube; dentro da comunidade local.
2. Lançar-se num projecto (ou projectos) – Literacia básica, Literacia funcional ou Literacia do carácter.
3. Qualificarem-se para o Prémio Distrital de Literacia – são requeridas 5 actividades de Literacia.
4. Iniciar o processo de planeamento para 2010-11do Projecto de Literacia do clube.
5. Celebrar os sucessos do Projecto de Literacia do clube em 2009-10.

C. Como é que o clube altamente motivado pode fazer alguma coisa ou tudo do acima referido? Aqui estão algumas sugestões. Os membros mais criativos do clube terão seguramente ideias adicionais e algumas dessas podem ser melhores que as ideias que se seguem.

1. Criar consciência
a) Agendar um orador sobre um tópico de literacia para uma reunião normal do clube ou para uma reunião especial.
b) Apresentar um Prémio ou Reconhecimento em Literacia numa reunião normal do clube (ou numa reunião especial). Reconhecer professores ou estudantes, ou líderes cívicos que promovem a causa da literacia na comunidade. Ou ainda, reconhecer os líderes do projecto de Literacia do próprio clube.
c) Patrocinar um anúncio de jornal, de rádio ou televisão ou um folheto com uma mensagem sobre o trabalho de Rotary em Literacia.
2. Lançar um Projecto
a) Fazer um Projecto de Literacia básica.
b) Fazer um Projecto de Literacia funcional
c) Fazer um Projecto de Literacia do carácter – dar especial atenção à Prova Quádrupla
3. Qualificar-se para um Prémio de Literacia do Distrito – qualquer das actividades em C1 e C2 contam como um dos cinco projectos de Literacia requeridos. Se o clube fizer um projecto de presentear com um Dicionário ou Livro e incluir um autocolante com a Prova Quádrupla nos Dicionários ou Livros, isso conta como dois dos cinco projectos requeridos para o Prémio Distrital de Literacia.
4. Iniciar o Planeamento dum Projecto de Literacia para 2010-11.
a) Rever os três documentos básicos, curtos, providenciados pelo GRLRI (os dois primeiros estão postados em www.rotary.org/literacy e também na secção de Literacia de http://www.rizones30-31.net/)
* Guia de Projectos de Serviço de Clubes em Literacia e Prémios 2009-2010
*.Brochura dos Prémios de Literacia 2009-2010
* A Mensagem do Mês da Consciencialização em Rotary, enviada para todos os Distritos na primeira semana de Janeiro (e em breve postada em http://www.rizones30-31.net/)
b) Recrutar um membro ou mais com uma paixão pela literacia e uma paciência para o detalhe de rever uma selecção de Relatórios de Distrito das actividades dos clubes e produzir uma lista curta de ideias a considerar pelo clube. Está disponível uma riqueza de Relatórios de clubes e Distritos em www.rizones30-31.net. A quantidade de informação útil lá colocada é extensa e isso é a razão pela qual o(s) membro(s) do clube afectados a essa tarefa devem ter uma paixão por Literacia. Sem tal paixão esses vossos membros não gastarão tempo a pesquisar na riqueza de bons exemplos disponível.
c) Ao pesquisar ideias para produzir a curta lista de ideias de projectos o(s) membro(s) do clube empossado(s) devem tentar incluir ideias de projectos de Literacia que cubram as seguintes classificações:
* Cada uma das três categorias de Literacia – literacia básica, literacia funcional e literacia do carácter.
* Cada uma das QUATRO AVENIDAS DE SERVIÇO – projectos de serviço de literacia de clube, projectos de serviço de literacia da comunidade, projectos de serviço de literacia para as áreas do trabalho (vocacional) e projectos de serviço de literacia internacional.
d) Ao fazer essa pesquisa de ideias o(s) membro(s) do clube empossado(s) deve(m) rever a informação colocada nos dois websites do GRLRI e/ou os Relatórios que o GRLRI começará a enviar para os clubes no princípio de Fevereiro.
e) Avaliar as opções e escolher um MENÚ de projectos.
5. Celebrar
a) Celebrar dentro do clube, dedicando uma reunião de Março a reconhecer os sucessos dos projectos de literacia do clube e os próprios membros que os tornaram possíveis.
b) Ou realizar o evento num tempo diferente, dando-lhe entretanto maior ênfase e tornando mais fácil o incluir das acções sugeridas no ponto «c», que se seguem.
c) Tornar a celebração uma oportunidade para criar consciência pública do trabalho dos clubes, convidando líderes da comunidade e parceiros em projectos de literacia, a assistirem ao evento.
Nota: há um aspecto de Literacia na maioria dos outros temas mensais de Rotary. Por exemplo, Outubro é o Mês dos Serviços Profissionais. Portanto, os membros encarregados do «menu» de projectos de Literacia do clube devem considerar os projectos de Literacia envolvendo a Prova Quádrupla e outros programas de edificação do carácter, projectos de orientação da carreira e até projectos de literacia básica, que capacitem adultos iliteratos a tornarem-se empregáveis.
Richard Hattwick
(Coordenador Mundial para a Literacia de RI)
Fevereiro 2010
FOTOS: a saudosa cantora brasileira Ellis Regina, suas canções tinham um forte sabor literário, um estímulo à elevação do conhecimento; o Presidente Indicado de Rotary International, Kalyan Baneijee, e a esposa, na Assembleia Internacional de São Diego 2010; Henrique Pinto, o PDRI Sam Okudzeto (Gana) e Manuel Cardona, num evento rotário na Europa; o PERI Ray Klingensmith (EUA) na Assembeia Internacional 2010; a cantora Celina Pereira (Cabo Verde) é uma escritora notável de livros para crianças, extraordinária igualmente em contar histórias dizendo ou cantando; Dr. Fernando Nobre, presidente da AMI, Associação Médica Internacional, ele proporciona a ajuda humanitária no mundo num sentido holístico onde a literacia básica tem um papel de destaque; André Malraux, ex ministro da educação em França num governo de De Gaulle, aqui como voluntário nas Brigadas Internacionais na Guerra Civil de Espanha, autor de A Condição Humana, das obras mais elaboradas na avaliação da transformação do Homem pelo saber; Silvia Nagy, a mais destacada das Rotárias de Angola; Gilberto Gil (Brasil), enquanto cantor e ministro da cultura, fez bem mais pela literacia que muitas políticas pretéritas em educação; a Torre de Belém, simbolo das descobertas portuguesas e também da abertura ao conhecimento, aqui como Marco Rotário do Rotary Club de Lisboa Norte; PGD Robert Ata (Gana) teve um papel notável na Literacia em África; o edifício mais alto do mundo, no Dubai, modelo duma Torre de Babel, está longe de representar aaspiração do homem ao conhecimento e à sabedoria; o ex Presidente da República Portuguesa Dr. Mário Soares com Alexander Lichotal (em representação de Gorbachev), vice-presidente da Green Cross International, a literacia de caracter enformada na defesa dos Oceanos e dos reservatórios de àgua potável, na Conferência de Coimbra.

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