quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

CINCO MENTES PARA O FUTURO

O propósito relevante do encontro desta semana é familiarizarmo-nos com a mensagem dum livro recente em Literacia funcional e do carácter. O título do livro é Cinco Mentes para o Futuro (Imprensa da Escola de Negócios de Harvard, 2008). O autor do livro, Howard Gardner, é um psicólogo educacional mundialmente famoso.
Entre as mensagens do livro está uma que recai directamente na Literacia para a Compreensão Mundial e para a Ética. Eis um breve resumo sobre alguns pensamentos que têm em vista elucidar como tudo isto reporta para o trabalho de Rotary no campo da Literacia básica.

I A Mensagem de Cinco Mentes para o Futuro nas palavras de Howard Gardner.

A. «Durante várias décadas, como um investigador em psicologia, tenho vindo a ponderar a mente humana…Em Cinco Mentes para o Futuro dei comigo a preocupar-me…com as espécies de mentes (literacias ou capacidades) de que as pessoas necessitarão se elas – se nós – prosperarem no mundo nas eras que aí vêem».
B. «A primeira atribuição cognitiva para todas as escolas é o primado da Literacia básica do ler, escrever e calcular. Porque este ponto é… incontroverso eu não me debruçarei sobre ele (neste Livro)». (Por outras palavras, há actualmente seis mentes ou Literacias mas uma é a fundação de todas as outras e é tão bem conhecida que não há necessidade de discuti-la neste livro. O que deixa cinco outras Literacias que necessitam ser discutidas).
C. As Cinco Mentes ou Capacidades ou Literacias identificadas por Gardner são:
1. A Mente Disciplinada – Primado dum modo distinto de cognição que caracteriza uma disciplina escolar específica, ofício ou profissão.
2. A Mente Sintetizadora – «Pega em informação de fontes díspares, compreende e avalia a informação objectivamente, e junta-a em modos que fazem sentido para o sintetizador e também para outras pessoas».
3. A Mente Criadora - «Leva por diante novas ideias, coloca questões não familiares, maquina novas formas de pensamento, chega a respostas inesperadas».
4. A Mente Espectral - «Toma nota e acolhe bem as diferenças entre…indivíduos e entre grupos humanos, tenta compreender estes “outros”, e procura trabalhar efectivamente com eles».
5. A Mente Ética - «Pondera a natureza de um dado trabalho…Esta mente conceptualiza como os trabalhadores podem servir propósitos para além do interesse individual e como os cidadãos podem trabalhar para implementarem a parte de todos».
II A Mensagem de Howard Gardner para os projectos de Literacia da Compreensão Mundial (Lembrai-vos! Fevereiro é o Mês da Compreensão Mundial de RI).

A. Na idade de cinco anos as linhas de inclusão ou exclusão, amor ou ódio, estão desenhadas.
B. Os Clubes Rotários já patrocinam projectos de leitura que têm como alvo o grupo dos 0 aos 5 anos.
Um desses é a Biblioteca da Imaginação o qual, enquanto disponível apenas em inglês, tem sido escolhido para uma ênfase especial pelo executivo de RI por boas razões. Mas há muitos outros projectos em muitas línguas. Os Coordenadores de Zona devem identificá-los e publicitá-los.
C. Algum desses Projectos Rotários procura assegurar-se de que os livros lidos às crianças alimentam a Compreensão Mundial? Os Coordenadores de zona devem procurar exemplos e divulgá-los.

III A Mensagem de Howard Gardner para Projectos de Literacia do Carácter.

A. Desenvolver uma mente ética é a principal tarefa na adolescência (este é um aspecto importante da Literacia do carácter).
B. O conceito duma mente ética abrange os valores encontrados na Prova Quádrupla de Rotary, o objectivo de Rotary e das suas duas consignas oficiais.
C. Estão os clubes da sua zona a dirigirem-se a esta necessidade dos adolescentes nas comunidades? Descubram e façam com que o resto de nós o saiba.
D. O único contributo potencial de Rotary aqui é a nossa Prova Quádrupla. Os projectos de clubes e distritos que ensinem aos adolescentes como usá-la claramente ajustam-se aqui. Todos os GD entrantes e presidentes de clube devem tomar consciência deste facto.
E. As crianças podem aprender a Prova Quádrupla antes de terem a idade suficiente para saber como usá-la em modos adultos. Portanto, os projectos de clube que exponham crianças pré adolescentes à Prova Quádrupla são um caminho importante no preparar as crianças para a sua experiência adolescente de aprender. Façam-no saber a todos os clubes.
Richard Hattwick
Coordenador Mundial para a Literacia
Fevereiro 2010
FOTOS: Gilberto Freyre, o sociólogo Brasileiro, com um forte impacto na Educação, à época; Literacia, Uma Estrada para o Futuro;  o psicólogo educacional Howard Gardner, autor de Cinco Mentes para o Futuro; Guia de Educação para Adultos; um outro Guia de Educação para Adultos; Educação para Adultos na área de computadores;  Aiden Archer, com seus pais, Phillip e Amanda, que lhe lêem um livro chegado pelo correio, do programa apoiado pelo Madison County Rotary Club numa parceria com a Biblioteca da Imaginação da actriz Dolly Parton; Educação para adultos na área de computadores;  Escola de Educação de Adultos para Orquestra, de Albany, EUA.

Sem comentários:

Enviar um comentário