quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

KÁLIDAS BARRETO, UMA FIGURA LENDÁRIA













Kalidás Barreto é uma figura lendária da resistência à Ditadura. De origem indiana, que nunca renegou, filho de um escritor e poeta conhecido, de uma velha família goesa, foi um activo militante sindicalista e um socialista confesso.
Quando do problema da unicidade sindical e, depois, da criação da UGT, consequência do assalto comunista aos sindicatos, durante o PREC, Kalidás Barreto ficou fiel à Intersindical, como muitos militantes católicos (Manuel Lopes, por exemplo) e alguns socialistas, como um dos fundadores do PS, o médico Fernando Loureiro. Foi uma divergência, mais política do que sindical e mais táctica do que estratégica, que então tivemos mas que não afectou as nossas relações de amizade nem de camaradagem.
Com o tempo, os conflitos ideológicos datados, como era o caso, esbatem-se e o que, fundamentalmente, interessa é a linha de rumo e a fidelidade aos ideais. E quer quanto a uma quer a outra nunca tive dúvidas quanto às opções de base de Kalidás Barreto.

Foi deputado por Leiria do Partido Socialista. Um bom deputado. O livro que agora publica traça, publicamente, a memória que os combates parlamentares nos deixaram, nesses tempos em que estávamos a construir, com desinteresse pessoal e assinalável firmeza política, a Democracia em Portugal.
A época é hoje outra mas as nossas opções de fundo não variaram. A política e o sindicalismo põem-se em parâmetros diferentes – somos membros de pleno direito da União Europeia – mas a nossa trincheira de combate é a mesma, ao lado dos mais desfavorecidos, da justiça social, do pleno emprego, de um modelo social progressista, solidário e na rejeição frontal do neo-liberalismo, desumano e injusto.
Na visita de Estado que fiz à Índia entendi convidar Kalidás Barreto. Sei que foi uma das alegrias que tive a possibilidade de lhe proporcionar. Estou contente, por isso. Kalidás Barreto merece! Pelo seu humanismo socialista, pelo seu espírito de justiça e pelo desinteresse pessoal com que sempre serviu os seus ideais.
Bem haja, por isso!»
Mário Soares

NOTA: Este é o prefácio escrito por Mário Soares para o livro de Kálidas Barreto, Os Deputados de Leiria na Assembleia Constituinte, 1975-76, que se apresenta daqui a dois dias no Arquivo Distrital de Leiria. É um privilégio muito grande para mim ver reunidos assim, numa assentada, dois amigos tão queridos. Parabéns a ambos.
Logo nos alvores do 25 de Abril Kálidas aparece num programa da televisão. Ainda hoje, no seu retiro de Castanheira de Pêra, ele perscruta e antecipa o futuro, como vigia sentado no penhasco a olhar permanentemente para além do mar.
Henrique Pinto
Fevereiro 2010
FOTOS: Capa do livro de Kálidas Barreto Os Deputados de Leiria na Assembleia Constituinte, 1975 -1976; o autor Kálidas Barreto; Mário Soares prefaciou o livro; sala do Plenário da Assembleia da República; o mar nos Açores, «sentado no penhasco a olhar permanentemente para além do mar».

1 comentário:

  1. Ronaldo Simoes Coelho9 de abril de 2012 às 06:50

    Já estive em Castanheira de Pera por duas vezes. Na primeira vez fiquei conhecendo o grande cidadao Kalidás Barreto, que me honrou presenteando-me com um livre seu e recebendo-me em sua casa. Deixei livros meus (livro infantojuvenil na biblioteca local). A razao de minha ida a essa cidade se deve ao fato de meu avô ter nascido aí, de onde saiu com 10 anos de idade e a quem toda a nossa familia aprendeu a amar. Eu e toda minha familia estaremos em Portugal a partir do dia 15 de abril proximo e pretendemos comemorar meus 80 anos num almoço em Castanheira de Pera. Gostaria de entrar em contato com alguem(conhecemos aí Carlos Coelho, que reside em Sao Paulo- Brasil, mas nao conseguimos falar com ele por email)que pudesse me ajudar.Queremos fazer uma reserva ano restaurante para o dia 19 de abril,somos 20 pessoas (tenho 7 filhos e todos deverao estar prsentes, assim como genros, noras, netos)Meu emal: simoescoelho@gmail.com Agradeço desde já quem me puder responder. Atenciosamente, Ronaldo Simões Coelho

    ResponderEliminar