domingo, 11 de julho de 2010

AS MÁQUINAS NÃO VIOLAM VONTADES


Quão grande é o privilégio de estarmos aqui juntos, irmanados na responsabilidade, na premência, na honra, e no dever, de ajudarmos a eleger um Presidente da República de TODOS os portugueses!
Caros amigos, une-nos há mais ou menos tempo, esta tarefa de contribuirmos para esclarecer os nossos concidadãos, independentemente dos partidos políticos em que já tenham alguma vez votado, independentemente dos partidos políticos em que militem ou militaram, independentemente de terem ou não partido político, que o candidato à Presidência da República Dr. Fernando Nobre, não o faz só em
nome do povo de esquerda, não o faz só em nome da direita, fá-lo em nome de TODOS os Portugueses onde quer que estejam, qualquer que seja a sua convicção, seja qual for o seu estado de alma perante o rumo do país. E fá-lo também em nome dos Portugueses que já não têm convicções, dos que já não crêem em nada, tal a sua desilusão, o seu cansaço, o seu desespero em muitos casos.
O Dr. Fernando Nobre é também o candidato a Presidente da República de TODOS os Portugueses que não está contra ninguém.
Todavia, o país tem já neste despique dois outros candidatos, dois candidatos inevitáveis, que a seu tempo poderão ter ou não ter as máquinas dos partidos a apoiá-los. Máquinas que não significam necessariamente votos ou consciências. Máquinas que significam, isso sim, meios financeiros para
divulgação e empolamento da imagem, talvez de algumas notícias. Máquinas não podem violar vontades. Máquinas não podem vencer o conhecimento, o saber que cresce, a certeza que o Dr. Fernando Nobre é o candidato da diferença, da maior credibilidade para o país, o candidato da discriminação positiva.
A máquina do Dr. Fernando Nobre para ampliar o conhecimento da sua mensagem de esperança, a mensagem duma política de afirmação de Portugal, sem obscurecer ou hipertrofiar as dificuldades, somos todos nós, os núcleos como estes disseminados país inteiro, e que vão crescendo, crescendo…
O país precisa na Presidência da República de quem compreenda este clima económico novo, jovem, implacável, que chega da Ásia, da Oceânia, da América, e assentou na Europa. O Dr. Fernando Nobre, pelo seu perfil, pelos seus propósitos, é o único dos candidatos que está à altura deste desafio.
Dos candidatos inevitáveis, que não naturais, nesta compita difícil, a quem o vulgar Princípio de Peter que a todos nos tocará em qualquer altura, de modo diferente para cada um, já tocou seguramente, ou os dons que porventura puderam ter ou não ter para tal responsabilidade, já os não têm.
A um, a voz troante e bonita, de marialva, enrola-se-lhe nos versos. Versos que já mais não são que palavras soltas, jogando entre si, existentes porque repetidas à exaustão. Foi-se-lhe há muito a Musa. O tempo parou em Argel. Como pode alguém, impunemente, ter o beneplácito do sim e do seu contrário, da governação e do Bloco de Esquerda? Como pode o ex Secretário de Estado da Comunicação Social, o que mais danos provocou à consciência e à emoção dos Portugueses, sem nunca disso se ter penitenciado, iludir de novo esses Portugueses? Mesmo se tantas vezes a memória é curta!
A outro enrolam-se-lhe os números, dia após dia, como se o definhar da agricultura e das pescas nas negociações com a Europa não tivessem tido o seu aval, como se a macroeconomia de que ora se serve fosse o único instrumento da política, o Deus ex máquina imprescindível para a salvação do país!
Na insustentável leveza do ser, no exercício do cargo para que foi eleito, está há muito em campanha sibilina, marcando o território, num discurso inculto, discurso pleno de remoques soezes e de descrença, encapuzado na responsabilidade das suas funções.
Caros amigos, cabe-nos a nós a missão de ajudar a dar a conhecer aos nossos concidadãos a grandeza de alma do Dr. Fernando Nobre.
Porque, creiam, é muito difícil encontrar alguém disposto a dirimir esforços em nome de todos os portugueses que seja tão completo, anímica e intelectualmente, que seja tão completo no manejo dos instrumentos da política e do social, como o Dr. Fernando Nobre, para ser o futuro Presidente da República!
Dirão alguns, com desculpável não conhecimento, mor das vezes, com matreira malícia noutras tantas circunstâncias, «que pena, perder-se o homem da solidariedade, da AMI, o lugar onde está tão bem, para se meter nestas funções para que não está talhado, não tem currículo político!?»
Este raciocínio é obviamente uma falácia, um ardil!
O Dr. Fernando Nobre disse há uns tempos ao jornal Expresso, «se não acreditasse em utopias estava agora a operar próstatas, a extrair pedras dos rins».
Mas há algo mais forte ainda nas capacidades do Dr. Fernando Nobre para ser o Presidente da República eleito em Janeiro próximo.
No exercício da solidariedade activa, junto das populações em dificuldades de dois terços do mundo, ele teve de ser também o político hábil, o negociador e diplomata por excelência, o avaliador das carências, o gestor dos suplementos, a uma escala e simultaneamente, como se fosse ministro da economia, dos negócios estrangeiros, da educação, das finanças, da saúde, e sei lá que mais a um só tempo, e como tal granjeou uma respeitabilidade pública, aqui e no mundo, como poucos cidadãos deste mundo se podem orgulhar de ter. E queriam-no então numa redoma!?
O Dr. Fernando Nobre é este homem bom, culto, conhecedor, jovem, hábil, terno, endurecido no olhar as realidades cruentas, amigo, descomprometido com a incompetência, atento às necessidades do país, mais que atento e instruído quanto às dificuldades que vivemos, companheiro de missão de responsáveis políticos desta Europa, um líder carismático, idolatrado por todos a quem ajudou, que vamos ter em Belém depois de Janeiro, que os portugueses vão eleger Presidente da República.
Caldas da Rainha, 10 de Julho de 2010
Henrique Pinto
Mandatário Distrital
FOTOS: Feira Medieval de Óbidos 2010; Fernando Nobre dirigindo-se aos participantes no almoço de convívio nas Caldas da Rainha; Fernando Nobre em visita à Feira Medieval de Óbidos acompanhado pelo director do certame; Henrique Pinto fazendo a apologia de Fernando Nobre, enquanto seu mandatário, com o mesmo e Teresa Serrenho na qualidade de Directora de Campanha; Fernando Nobre e um artesão de arcos de caça medievais; Fernando Nobre e um promotor das artes de cavalaria, na Feira Medieval de Óbidos; uma vista do certame de Óbidos; Manuel Alegre, em caricatura; o artesão identificou os berrantes de cerâmica a Fernando Nobre como as vuvuzelas medievais;  foto caricatura de Cavaco Silva a três dimensões; aspecto arquitetónico da Ilha do Pico,
uma alusão ao facto de os avós de Luísa, a esposa de Fernando Nobre, serem açoreanos, Vitorino Nemésio, natural da Ilha Terceira e Mendonça, ministro da Primeira República, natural da Ilha do PicoHenrique Pinto, Fernando Nobre e Teresa Serrenho durante o almoço em Caldas da Rainha; a visita de Fernando Nobre à Feira Medieval de Óbidos foi um momento de diversão muito agradável e importunidade para ser reconhecido por uma multidão imensa de visitantes; Lisboa, uma cidade histórica, bela e diversa, sede da AMI de Fernando Nobre; ; um grupo de teatro recém criado em Óbidos traduziu o livro de Philip Caveney, Prince of Tools (O Falso Rei, em português), fez dele uma peça de teatro, convidou o escritor para apresentá-la e assim enfeitiça a Feira Medieval; Fernando Nobre entrando na área da feira com Teresa Serrenho; o Portugal tão diverso à medida de Ferando Nobre como um Presidente para todos os portugueses.

4 comentários:

  1. Cidadania Proactiva thanked you on your Causes profile:

    “Caro Henrique, obrigado pela adesão a esta causa. Espero sinceramente que não se fique por aqui e tenha a oportunidade de conhecer a petição que se espera apresentar na Assembleia da República e que necessita de 5000 assinaturas, apresentando uma proposta alternativa ao injusto a abusivo aumento extraordinário de impostos. Se quiser mande-me uma mensagem pelo facebook com o seu endereço de e-mail ou então um e-mail para o cidadaniaproactiva@gmail.com E também espero que passe palavra em relação a esta causa e petição pelos seus amigos e contactos. Melhores cumprimentos do Pedro Sousa”

    ResponderEliminar
  2. Dear Henrique,

    Thank you for submitting all your reports. The information has been excellent and comprehensive.

    I personally would like to congratulate you on a job well done and thank you for your assistance to me and the Literacy Resource Group. Your dedication in spreading the gift of literacy amongst the clubs and districts is to be commended.

    As we move under a new RI President and organisation, and although the Literacy Resource Group will be disbanded, I am sure that your efforts have sown the seeds for the need for literacy. The results have been very rewarding

    It has been a privilege working with you. I hope that our paths cross again in the future.

    Kind regards

    Doug Kent

    ResponderEliminar
  3. Thanks Henri for a beautifl year togethr.It's been wonderful working with you, especially enjoyng our rich experience in the beautiful ideas constantly esposed.Iam interestd in working wth you again and I congratulate our african coordinator for a job well done.It's been a terrific year togethr. My best and warm regards

    Chief Yomi Adewunmi
    District Governor 2006-07
    R.I. District 9110
    Nigeria

    ResponderEliminar
  4. Many thanks my dear PDG.I'm not aware of an award from RI.Im pleased with the award and would like to know the details.It's been a pleasure workng with you and would like to partner with you on any othr assignmnt especially in areas of Literacy and Educatn


    Chief Yomi Adewunmi
    Nigeria

    ResponderEliminar