sábado, 7 de dezembro de 2013

DOIS ACONTECIMENTOS NOTÁVEIS

A minha vida está por demais preenchida de quinta a domingo. Sempre. Por isso só hoje me é permitido evocar dois acontecimentos relevantes que me tocam fundo.

1 A morte de Nelson Mandela

Chega sempre o nosso dia. Mas quando é o de alguém que foi particularmente importante para o mundo no que concerne à exaltação da liberdade e à consciência dela, ou à solidariedade entre as pessoas, de Mandela, Ghandi ou Teresa de Calcutá, nenhuma pessoa de bem fica indiferente. Com os nossos filhos e netos recordaremos sempre, sem esforço, o homem notável agora finado, Nelson Mandela. Disse a minha filha, tivemos o privilégio de nas nossas vidas termos tido alguém assim. Eu que o vi e ouvi de perto, como também Madre Teresa, sinto um redobrado orgulho nisso. O seu exemplo foi-me particularmente chegado e sentido. E di-lo-ei sempre.

2 A última aula de Mário Vieira de Carvalho



Professor da universidade nova – uma das quatro universidades em que fui estudante em áreas diversas – o sociólogo musical, meu amigo desde Coimbra, meu vizinho desde miúdo em Cascais, Mário Vieira de 
Carvalho, deu há dois dias a última aula, por limite de idade, e falou de Gil Vicente (o primeiro teatro de côrte do mundo) a Stockausen para uma multidão de devotos. Visitou o Orfeão de Leiria, a meu convite, 
enquanto secretário de Estado da cultura. Em 1974 cortei a barba para ficar «de ideias arejadas» num filme que fizemos para a RTP, dirigido por ele, com o CELUC, Coral dos Estudantes da Faculdade de Letras da universidade de Coimbra e Chico Buarque da Holanda.
Henrique Pinto
Dezembro 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário