segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

MATARÁS SIM! ROUBARÁS SIM!

A Clara Ferreira Alves, numa sua crónica do Expresso, chega a dizer «volta Marx, estás perdoado!». Acho que é um desabafo de muitas pessoas que ousaram querer mudar o mundo, umas vezes em benefício de uns, doutras em benefício de alguns poucos. Todos leram cartilhas conforme os tempos.
Desde os tempos mais remotos que os textos bíblicos, invocando as Tábuas dos Mandamentos, têm moldado até hoje a ética e a moral com os princípios invocados, os Dez Mandamentos. Não matarás, não roubarás… Não é uma mera chinesice.
A Alemanha teve de alterar a sua Constituição (porque logrou maioria política para tal) de molde a permitir enviar tropas para um país estrangeiro. Portugal poderá alterar a sua, se necessário for, se existir maioria qualificada para o fazer. Mas não há.
Aqueles que preferiam ver o Tribunal Constitucional a não respeitar a Lei que nos rege são os que dão hossanas aos caminhos seguidos pelas autoridades para chegarmos a este beco estreito, como todos os dos policiais esconsos dos canais da Fox. São todos quantos glorificam a opção política, pejada de inexperiência e erro, que tornou pobre muita gente e pouca saída terá. Daí a tónica na Constituição. Mas eu vejo-os como se, renegando as Tábuas, ao abrirem a boca dissessem: matarás, sim! Roubarás, sim! Alteremos as Tábuas. 
Dezembro 2013
Henrique Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário