quinta-feira, 11 de junho de 2015

REPASSAR SAUDAÇÕES NA DESPEDIDA

Passam quase dois anos sobre a minha abdicação voluntária, longamente pensada como um fim de ciclo, do meu trajeto como gestor cultural. Eis algumas cartas de amigos próximos sobre essa alteração substantiva do meu estatuto no Orfeão de Leiria Conservatório de Artes. Bem hajam. Hp

Caro amigo,
No momento em que cessa as funções que ao longo de tantos anos e tão intensamente vividos exerceu, quero, desde logo, felicitá-lo pela riqueza desse percurso, pelos sucessos alcançados, pelo reconhecimento público em que se traduziu; foi toda uma vida de dedicação à causa pública e à cultura; os feitos falam por si. Quero, também agradecer-lhe todas as atenções com que sempre me distinguiu, nas mais variadas circunstâncias. E quero, finalmente, manifestar-me o seu dispor no tempo futuro que agora começa e para o qual lhe desejo as maiores venturas.
Um abraço, com amizade,
Carlos André

Caro Dr. Henrique Pinto
Estimado amigo
Apraz-me apenas duas palavras. Simples mas sinceras.
Uma de reconhecimento pela obra que deixou, conferindo prestigio à cidade de Leiria, edificando uma "escola" que moldou a "fisionomia" da arte da cidade que me acolheu há mais de 30 anos.
Outra de agradecimento por tudo o que fez, não só pela nossa cidade, como pela região e também pelo nosso País.
Um enorme muito obrigado Dr. Henrique Pinto.
António Martinho

Nenhuma decisão que implique com a necessidade de mudar para outras mentalidades deve ser adiada para além do desejável. Por isso entendi chegado o momento. Mas não parti. Vou andar por aí como me recomendam alguns amigos. Em outubro verão, o meu livro já está impresso. É um estudo cientificamente validado e ao mesmo tempo testemunho e memória, longamente amadurecido. Entretanto, queiram ver mais algumas reações amigas:

Caríssimo Dr. Henrique Pinto:
É com uma nítida estranheza que leio a sua mensagem e compreendo a nova realidade: o Orfeão de Leiria sem si. A nostalgia é inevitável pois, sempre conheci e vivi esta casa suportada no Diretor que todos estimavam e reconheciam imenso valor.  
Existiram conquistas, perdas, sinergias, divergências, desafios, sucessos, suor, riso, lágrimas... Mas, apesar de tudo, muito amor. Amor pela Arte, Amor pela Casa OL. Foram muitas as dificuldades que a instituição passou e que, sem a sua ajuda, não teriam sido possíveis ultrapassar. O Dr. Henrique Pinto foi e será sempre o Grande Pilar do OLCA. 
Visto que estamos em época estival - que é como quem diz, com as mentes em velocidade cruzeiro, pouco expeditas, e a recuperar energias para o que se seguirá - o discurso que lhe é merecido vai requerer de mim um
cuidado superior, ao qual não poderá faltar toda a gratidão e deferimento que por si nutro. Fui claramente apanhada de surpresa e, neste momento, não quero falhar nas palavras. Assim, resumo, por agora, o meu sentimento com um Grande OBRIGADO e o desejo de que saboreie os próximos tempos com a calma e o prazer que uma vida plena lucrou. E já agora, pontuada de orgulho dos próximos projetos deste seu filho Orfeão de Leiria. 
Com afetuosos cumprimentos, 
Catarina Moreira

Dr. Quero agradecer-lhe a simpática carta de cessação de funções.Mas mais importante, não se retire, ande por aí, que faz falta.
José Ferreira
Exmo. Senhor
Dr. Henrique Pinto
Meu Estimado Amigo
Ao Abrir o computador e ao encontrar o e-mail que me enviou, esperava uma qualquer comunicação, mas nunca a informação constante do mesmo que, segundo declara, é enviada em primeira mão.   Não posso deixar de lhe agradecer esta deferência, que é prova da grande amizade que nutre pela minha pessoa.
Depois da tomada de posição, que tinha assumido publicamente, sempre esperei que mantivesse a presidência da direção da nossa associação até ao fim do mandato.   Claro que respeito a sua tomada de decisão e, desde já, aproveito para lhe agradecer a confiança que lhe mereci.   O imenso trabalho que desenvolveu à frente do Orfeão de Leiria nunca será esquecido e ainda bem que deseja continuar a colaborar, agora em novas funções.
Eu e minha mulher agradecemos os seus votos de felicidades e desejamos-lhe muita saúde para poder continuar a engrandecer o Orfeão de Leiria.
Um grande abraço reconhecido
João Eliseu

Exmo. Sr. Dr. Henrique Pinto,
Nesta hora de despedida da liderança do Orfeão de Leiria, não podemos deixar de lhe transmitir uma palavra de agradecimento pela qualidade do trabalho desenvolvido. Só uma liderança forte, dinâmica e empenhada poderia ter afirmado este projeto, dando-lhe a dimensão e importância que hoje tem, quer regional, quer nacionalmente. 
Certos de que pessoalmente continuaremos a cruzar-nos noutros projetos de vida, agradecemos tudo o que fez por esta comunidade. 
Direção da Nerlei

Podemos tentar fazer cenários de acordo com a experiência e o saber. Apesar de tudo o futuro não deixa de ser uma incógnita. Tomei a minha decisão longamente sopesada. Sair no momento que tomo por certo. Fiz a minha escolha, a minha aposta como o pai Moreira de Figueiredo fez a sua há trinta anos. Acho que não vou ter razões para me contristar. E ajudarei sempre que puder responder.

Caro Henrique Pinto     
Recebi a tua mensagem comunicando teres cessado as funções de Presidente da Direção do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes, que agradeço.Compreendo que seja necessário fechar um ciclo na liderança do OLCA, entidade herdeira da melhor tradição cultural da cidade, mesmo que certamente tal decisão não seja, felizmente, por incapacidade tua, pois continuarás a colaborar com a direção e em particular nas atividades que indicas.A construção da atual estrutura, foi uma obra de fundo, na cidade e no panorama cultural e do ensino artístico do país, sendo inquestionável o papel determinante que a liderança que agora termina, desempenhou no crescimento, consolidação e diversificação das várias valências.Acredito e desejo sinceramente, que a dimensão atingida, e os mecanismos do seu funcionamento sejam suficientes para suportar o seu próprio peso, não deixando soçobrar esta obra provavelmente única em Portugal e até para além dele.
Gostava de ter a certeza que os ciclos de vida das instituições determinam oportunidades e podem ser positivos para a marcha da sua finalidade ao serviço das pessoas e das comunidades.Dominas como ninguém o conhecimento destas matérias, pelo saber prático e teórico acumulado, e por isso, quero acreditar, que este momento da história do OLCA, é também um novo momento de afirmação, com outros protagonistas, dos quais não havendo ainda uma avaliação histórica da sua ação, possam, como há 31 anos, serem, pelo seu perfil, merecedores da confiança de quem transmite o testemunho.
Desejo pois, neste momento, felicitar-te e agradecer todo o trabalho que já desenvolveste em prole da cultura deste país, que continuarás certamente a desenvolver, e que hoje, como outrora, os vários pontos de vista sobre uma mesma realidade, não inviabilizem quando estão em causa valores universais, a cooperação e trabalho coletivo, ao serviço de todos e do bem comum. Um abraço.

António Moreira de Figueiredo

Muito Boa Tarde Exmo. Doutor Henrique Pinto,Não sabia que ia cessar as suas funções como Presidente da direção do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes, assim sendo quero-lhe desejar Felicidades para o Futuro e dizer -lhe que eu como ex-aluna e professora do Orfeão de Leiria estou extremamente grata pelas contribuições feitas ao longo dos anos pelo Doutor e o senhor deixará com certeza saudades entre funcionários e professores desta casa Saudações artísticas musicais e dançantes, 

Katy Nascimento (da Dança do projeto 0-5)

Exmo. Sr. PresidenteDr. Henrique Pinto Encarrega-me o Sr. Presidente da Assembleia Municipal da Marinha Grande, Telmo Ferraz, de em seu nome pessoal e em nome do órgão a que preside, de agradecer todas as deferências com que sempre foi tratado por V. Exa. no decorrer do seu longo mandato.Agora que cessa funções da Presidência do Orfeão de Leiria, manifesta vontade que continue com sucesso no futuro, quer na sua vida pessoal quer na sua intervenção cívica.
Apresenta os melhores cumprimentos pessoais e amigos. 

Gabinete de apoio à AMPaula Moreira

Exmº Sr. Dr. Henrique Pinto: Recebemos a sua missiva de comunicação da cessação de funções como Presidente do Orfeão de Leiria, o que registamos, manifestando-lhe o nosso vivo apreço pela forma como prestigiou a cultura de Leiria e como sempre procurou colaborar com esta escola secundária Afonso Lopes Vieira.  A utopia concreta da militância cívica é feita de dádiva absoluta e despojamento pessoal, sendo que quem dirige instituições como estas, só o pode fazer na lógica do serviço público de que o Dr. Henrique Pinto é um supremo exemplo. E, como escreveu Mia Couto " ...enquanto a gente sonhar a estrada permanecerá viva".Desejamos-lhe as maiores venturas pessoais na nova etapa de vida.Com os melhores cumprimentos e estima pessoal, 
 
Pedro Melo Biscaia Diretor da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira

Caro Dr. Henrique Pinto, 

É com alguma surpresa que recebi a notícia de que cessa funções enquanto Presidente da direção do OLCA, não pelo assunto em si, pois já me tinha referido da sua intenção de se afastar, mas por pensar que não seria tão cedo que isso acontecesse. Congratulo-o pela sua dedicação de longos anos à instituição e pelos resultados conseguidos, fazendo votos para que este virar de página da sua vida lhe traga as maiores felicidades. 
Com amizade. 

Miguel Sobral CidDiretor Adjunto Fundação Calouste Gulbenkian / Deputy Director

Caro Companheiro Henrique Pinto, 

Fiquei muito surpreendido com o seu email!Reconheço e agradeço o elevado contributo que tem dado a todos os aspetos da vida do Orfeão.Desejo-lhe a continuação de dias felizes na situação mais folgada em que passou a estar. Um abraço

Manuel Vieira

Exmo. Sr. Dr. Henrique Pinto 
No seguimento da vossa comunicação com Ref.ª 265/2013, datada de 01-08-2013, venho por este meio felicitar pelo trabalho desenvolvido e agradecer sempre a disponibilidade e excelente colaboração que sempre demonstrou no exercício das suas funções e desejar-lhe as maiores felicidades par esta nova fase da vida, e, acima de tudo com muita saúde. Com os melhores cumprimentos,O Presidente da Câmara Municipal

João Salgueiro

Ciclos de vida
Tudo tem o seu tempo. E quanto maior for a «absorção» por uma paixão, menor é o campo de visão para o universo. E se uma fase da vida institucional está cumprida só há que sair dela. Mesmo quando dói. Quando os pais amparam os filhos à distância, ouvi ao padre Idalmiro, será que gostam menos deles?

Caro amigo Henrique Pinto
A obra ímpar que fica fala por si, pelo que considerações extra serão sempre curtas e desajustadas.
Saber sair a tempo e passar bem o testemunho é apenas engenho e arte para alguns. Acredito que seja o caso, como deve imaginar.
O dever está cumprido.
Há ciclos na vida de cada um que se cumprem, mas nunca nos devemos esgotar eternamente nalgum deles. Parafraseando o Dr. Jorge Sampaio (embora de forma adaptada), há mais vida para além das instituições...sem que isso signifique que delas não curemos, com conta, peso e medida, como diria o povo.
Força para os novos projetos, para as novas figurações, para os novos caminhos.
Obrigado pela atenção e pela mensagem.
Abraço.

João Cunha

Henrique,
Quero felicitar-te pelo concretizar de um objetivo há muito delineado. Parabéns pela Grande Obra construída nestes 31 anos e muitíssimo obrigada pela extrema dedicação de cujos frutos, eu e minha família, usufruímos. Muitas felicidades para a nova etapa da tua vida.Um abraço.

Clementina Antunes


Bom dia Dr. Henrique
Antes de mais peço desculpa por ter saído mais cedo, mas a minha família sem mãe, não funciona... Fiquei surpreendida ontem com a sua comunicação de cessar funções, pois só o esperava no final do mandato. Foi um " ficar sem chão" assim de repente. Mas tudo correrá bem. O Orfeão ficou em boas mãos. O Arq. Carlos Vitorino parece um homem dinâmico e capaz de orientar o barco. Precisaremos sempre do seu apoio. Pessoalmente ainda me sinto, por vezes, perdida, mas tomo esta passagem pelo Orfeão como mais uma aprendizagem e um desafio na minha vida. Tudo farei para apoiar o Carlos, e contribuir para a continuação do seu trabalho.Um beijo com muito carinho,

Dora Subtil

Buenos días, Henrique 



Pasé el fin de semana fuera de Leiria y cuando llegué, ayer, me encontré con la sorpresa de tu salida del Orfeão. Espero que sea por querer descansar y no por motivos (salud).
Te deseo lo mejor y espero que tu salida se deba a nuevos proyectos porque de lo que yo conozco de Henrique Pinto no es hombre para estar parado.  

Un saludo






 
Maria Jesús
Todo o mundo é feito de mudança
Trinta anos não são trinta dias. A consciência de bem fazer atenua a síndroma da separação, pelo menos da gestão. Mas não é fácil, pese embora tratar-se de decisão amadurecida que passou pela formação duma equipa seguidora. As muitas cartas de saudação, especialmente em mês de férias, comovem-me sobremaneira. Tenho vindo a repassá-las aqui. A todos obrigado pela amabilidade com um Bem haja.


Dr. Henrique Pinto Encarrega-me o Sr. Diretor da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, Prof. Doutor José Carlos Rodrigues Gomes, de agradecer a V. Exa. o vosso ofício n.º 265/2013, de 1 de agosto,  e de lhe apresentar  votos dos maiores sucessos pessoais e profissionais. Cordiais cumprimentosHelena GasparSecretariado da Direção
Caro Dr. Henrique Pinto,  Apenas para lhe enviar um forte abraço, reconhecido pelo esforço pessoal com que se dedicou a fomentar a cultura na nossa cidade e região e a levá-la a inúmeras geografias do nosso mundo.
Um abraço a toda equipa do Orfeão de Leiria Conservatório das Artes, com certeza da continuidade do trabalho e com a qualidade a que já nos foram habituando.  Com os melhores cumprimentos,
Best regards,
Carlos SilvaDirector do Estabelecimento de Ensino ISLA/Universidade Lusófona

Exmo. Sr. Presidente da Direção do OLCA,Dr. Henrique Pinto Depois de ter recebido a missiva de v/ Exa., onde anuncia a cessação de funções, não posso deixar de evidenciar o magnífico trabalho que desenvolveu à frente do Orfeão de Leiria e de uma vasta e competente equipa, da qual o Agrupamento Dr. Correia Mateus se orgulha de ser um parceiro educativo. Na expetativa de que continue a fazer o bem e a espalhar a experiência e competência pessoal em nome de grandes causas e projetos, desejo-lhe um futuro de merecido repouso, reflexão  e meditação intelectual nas "novas funções". Com os melhores cumprimentosO Diretor

António Oliveira
Exmo. Senhor Dr. Henrique Pinto
Acuso a receção da carta de V. Exa. de 1 de Agosto pp e agradeço a comunicação que faz acerca da cessação de funções como Presidente da Direção do Orfeão de Leiria.Aproveito a ocasião para lhe manifestar o gosto que foi, para o Santuário de Fátima, poder ter mantido com o Orfeão de Leiria e o seu presidente as melhores relações.Na certeza de que a Obra realizada ao longo destes anos perdurará ainda por muito tempo, desejo-lhe as maiores felicidades e peço receba os meus melhores e gratos cumprimentos.O ReitorP. Carlos Cabecinhas

Por Henrique Pinto
Agosto 2013


Sem comentários:

Enviar um comentário