domingo, 7 de junho de 2015

THE YOUNG ONES

Foram colegas e amigos de liceu nos anos sessenta. Ao ouvi-lo naquele programa de TV, uma fastidiosa algaraviada da bola, sentiu o estômago a dar-lhe uma volta. Como era possível aquele tipo sensível, tão bem dedilhava a guitarra em The rising sun, dos Animal, aí pelos 14 anos, quando influenciava a malta a ler A Relíquia de Eça de Queiroz, e citava aos quatro ventos a frase de abertura «Meu avô foi o Padre Benoliel da Fonseca», estar para ali a polvilhar o ar, como se fora Belzebu, do fanatismo mais iníquo. Uma relação de trabalho terminou. Renová-la implicaria para o empregador gastar menos dinheiro quando o putativo empregado tinha propósitos mais ousados. Pois bem, há ofertas boas, muda-se de ares. Empresarialmente parece ser excelente aposta da nova casa.
Se há feridas morais de permeio a TV é pouco indicada para se fazerem julgamentos de carater justapostos sobre interesses negociais aparentemente de contornos desconhecidos, mas legítimos. Já o ridículo duma nota de culpa assente na indumentária dum protagonista desta história ou a incrível desmarcação dum encontro para se acusar alguém de faltoso à mesma, atitude tão estalinista como a provinda da gerência dum megastore apagando a imagem do primeiro ator numa foto de grupo, comportamentos morais tão repelentes, quase passavam inapercebidos, coisa de segunda linha.
Quanto ao resto, se há ofertas de redução de «cachets» para metade ou aumento dos mesmos para o dobro, mesmo se na primeira hipótese tal possa semelhar-se a um convite à saída, legítimo também, trata-se do vultuoso mercado da bola a funcionar, no rescaldo da derrocada do BES e no assomar de novos financiadores.
Tão importante quanto esta faceta poderia ser o questionar-se, tanto a origem destes financiamentos estapafúrdios, como a razão do CEO da empresa mais monopolista do país ganhar praticamente o mesmo ordenado do desportista ora transferido ( «sempre gostara do trabalho e seriedade deste e continuaria a gostar»), esfolando vivos os consumidores dos produtos que comercializa.
Henrique Pinto

Junho 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário