domingo, 7 de junho de 2015

UM AMOR INTERMINÁVEL

Se no passado podia haver lógica na obrigatoriedade de as associações como o OLCA terem de sujeitar-se ao regime laboral de contratação coletiva de trabalho, no âmbito do Estatuto do Ensino Particular e Cooperativo, para poderem participar na contratualização com o Estado, para o ensino, tal não tem hoje qualquer sentido. Vive-se num quadro de legislação laboral e de contratualização de serviços absolutamente diferente. E no entanto tal regra como as exceções persistem.
O assunto é tanto mais grotesco quanto os governos sempre foram injustos nesta matéria, não exigindo semelhante obrigatoriedade às escolas artísticas privadas ou associativas numa dada região para o fazerem de modo compulsivo e faraónico noutras. E mais injusto ainda porquanto, com a modalidade de Contrato de Associação com o Estado, os mesmos governos, sem exceções, têm permitido o proliferar do enriquecimento, lícito, com certeza, mas também não lícito, a um número significativo de estabelecimentos do ensino secundário, numa oferta nem sempre justificada como de tipo supletivo face a insuficiência de equipamentos públicos. Ao mesmo tempo, facultam o miserabilismo para os estabelecimentos de ensino artístico e/ou profissional. A mudança de tutela do ensino artístico do ministério de educação para o da economia, com um corte de 25% a meio do ano letivo de 2011 nos contratos então em curso, quando a atenção para com o ensino tradicional e para as próprias escolas artísticas do Estado foi assaz diferente, traduz uma postura ignorante e pouco digna.
Todavia, muitas escolas artísticas do país vieram a decalcar o modelo aplicado pelo OLCA, ao abrigo do seu estatuto de autonomia pedagógica, prolongando o calendário escolar para as 42 semanas. Inspirando-se neste preceito a AEEP, Associação de Escolas do Ensino Particular e Cooperativo, negociou esta solução com o governo para ser extensível a todos os estabelecimentos de ensino artístico não público, e assim se evitou a ruína dum sector que, contrariamente ao ensino regular, o Estado apenas cobre em menos de um por cento dos alunos. Este exemplo mostra-nos, o associativismo escolar, autónomo dos grandes interesses financeiros, pode e deve igualmente pugnar pela aplicação ou opção do regime geral de contratação coletiva nestes estabelecimentos.
Também o próprio OLCA, instituição criativa, inovadora, quaisquer que sejam as adaptações a fazer no futuro, terá seguramente um papel tão relevante quanto o teve nas últimas décadas e continua tendo hoje, mesmo num contexto social e económico mais ou menos recessivo, mais ou menos neoliberal.
As empresas eminentemente inovadoras respondem a um ambiente complexo e em mudança iniciando de repente a sua mudança, radical e disruptiva. Uma empresa com largo potencial de inovação terá poucos constrangimentos de desenvolvimento do ponto de vista da organização, produção e marketing, e será capaz de efetuar a mudança rapidamente. Uma clara orientação de inovação significa, por exemplo, haver um diretório executivo que compreende explicitamente a necessidade da mudança. Uma empresa conservadora não tem nem vontade nem capacidade de mudar. Ora o OLCA tem mostrado esse sentido claro da inovação. Esta, sabemo-lo, depende da criatividade, a matéria da vida ou algo que nos permite controlar a vida. 
O vulgarizar dum Gamelão, instrumento com milhares de peças de porcelana e cristal que podem ser percutidas por um grupo numeroso de pessoas (artefacto tradicional originário da Ilha de Java, onde chega a ter dimensões desmesuradas), a ser por ora utilizado pelo corpo docente do OLCA na sensibilização para a música das crianças em idade escolar (e replicável em muitos tipos de público) é já um exemplo da imensa criatividade que inspira os operadores da instituição (Branco, J. 2012). Projetos semelhantes, diferentes, erguer-se-ão ano a ano, num processo continuado de mudança.
Inovando também, o Orfeão de Leiria terá de contar mais assertivamente com o papel do mercado. Poderá transpor algum pensamento do «apenas fazer», com parcimónia no que aos gastos respeita, para a «criação de obras» agregadoras dos solistas e grupos, escolares ou não, para a mistura de géneros e recursos artísticos por sessão, sem ortodoxia, tendo em vista o alargar e diversificar dos públicos e a previsão de receitas. Como deve proceder à abertura a mais modalidades de prestação de serviço nas áreas da sua vocação, construindo, se viável, bons produtos artísticos vendáveis. Sem os apoios do QREN os teatros municipais deverão, numa lógica de custo/benefício, comprar estes produtos. Que estão, obviamente, por enquanto, fora dos circuitos de algumas redes de programação. E aqui terão um papel decisivo os executivos municipais. Igualmente decisivo será o agenciamento externo em comunicação e marketing enxertado numa boa comunicação interna, favorecida pelo coaching adequado (Duarte Bello, M. 2011; Pinto, H. 2012).
Ao manter todas as portas abertas para a possível contratualização com o Estado no que toca às modalidades concorrentes para o acesso mais livre e democrático ao ensino artístico (o regime articulado), é crucial para o OLCA distender a oferta nesta área com cursos livres e a preços ajustados, mas despidos da pesada carga horária curricular do «modelo conservatório». Um processo tão sedutor quanto a procura ativa de alunos nas escolas do ensino básico, tradição antiga na casa.
As Escolas Profissionais artísticas, ao contrário do que era vulgar ouvir-se das elites culturais e do ensino em Portugal há mais de duas décadas, são hoje as responsáveis por existir no país um leque enormíssimo de instrumentistas, muito qualificado, sobretudo nos de sopros e de cordas, a ocuparem lugares de relevo nos grupos orquestrais profissionais de maior nomeada. O espetro antes preenchido por músicos estrangeiros foi amplamente reconvertido. O papel social e artístico destas instituições de ensino está confirmadíssimo quanto ao seu interesse. Se bem geridas podem ser ainda uma fonte de capitalização para as suas práticas. Também o OLCA tem tido ensino profissional da música, em articulação com as Escolas Secundárias Domingos Sequeira (em Leiria) e Calazans Duarte (Marinha Grande), podendo reivindicar-se desse mesmo espetro amplo do êxito. Ora, há na casa estruturas físicas próprias a sobejar e pessoas e conhecimento suficientes, para, com pragmatismo e rigor, esta se habilitar a ter a sua própria escola artística profissional, na diversidade pós-moderna, de par com os restantes modelos pedagógicos e administrativos de ensino artístico.
Como denominador transversal nas suas práticas a instituição tem de propiciar a auto sustentabilidade de todas as vertentes, mesmo das amadoras mas com mestres profissionais. Uma quotização, mesmo se ligeira, e a auto-organização para gerarem recursos, ajuda seguramente a evitar défices (Pinto, H. 2012).
Quanto ao Festival Música em Leiria, feita uma aproximação personalizada aos mecenas no final de 2012, um a um, há a certeza de ter pernas para andar nos próximos anos. A incorporação nele da melhor produção artística no OLCA, parte dela feita mobilizando um imenso escol de grupos e solistas apreciados, é uma medida de grande efeito interno e externo. Ao atentarmos no texto de Paul Griffiths no New York Times (Notas, Nº 268 deste livro, publicação no New York Times de 16 de Março de 1997), ganha-se alento também para fazer viver a associação. 
Sendo Música em Leiria uma manifestação sem paralelo regional (só a má fé poderia valorizar mais outros eventos regionais, mesmo se importantes, como seria igualmente pouco honesto o menosprezar-se a melhor e maior escola artística do país em favor duma pequena escola de bairro, do género, na mesma área territorial), terá de trabalhar-se para que continue a ser tratada como tal. Então, se o Música em Leiria já é uma realização maioritariamente suportada pelo setor privado da economia regional e do país e pela bilheteira (o contributo público, mediante concurso, é bom mas residual), então incorpore-se no novo marketing, diferente do passado por mais acutilante e prolongado, quase como consigna ou estandarte rutilante, o potenciar da sua emanação do empreendedorismo regional, a evidência física aos olhos de todos do tratar-se dum evento que visualiza mais, tanto a região como os seus empreendedores a reverem-se na sua organização e sucesso.
Ora, boa parte do êxito do OLCA (e particularmente nos Festivais e Intercâmbios artísticos), relevante nos 30 anos precedentes sobretudo no catering de enormíssima qualidade e na logística, a tornar suportáveis os custos, deveu-se ao apoio dum grupo de voluntários «capitaneados» pela diretora Antonieta Brito. Também a gestão «bem pesada» da instituição, em sintonia com os seus Estatutos, tem sido feita em regime de voluntariado. Esta experiência riquíssima permite duas observações pertinentes. Tal como a introdução premente dum coaching mais profissionalizado, a organização ganhará uma nova alma e melhorará substantivamente o desempenho dos seus colaboradores, profissionais ou não, com a criação dum Corpo de Voluntariado, um corpo para apoiar o OLCA em todas as áreas. Ao invés, os Estatutos deverão vir a prever a figura do Diretor remunerado e a tempo inteiro. Gerir globalmente um projeto cultural desta dimensão exige uma dedicação tão intensa e permanente e é tarefa bem mais difícil que a similar na generalidade das PMEs do país.
Tais medidas e outras e o potencial imenso de inovação, criatividade e mudança, asseguram que, com a inteligência demonstrada no passado, o OLCA atravessará todas as conjunturas adversas para a cultura e para a cidadania cultural.
Leiria, Janeiro de 2013
Henrique Pinto
In Do Estado Novo ao Pós-modernismo Cultural




Sem comentários:

Enviar um comentário