sábado, 24 de abril de 2010

MÁRIO SOARES «EM LUTA POR UM MUNDO MELHOR»

Com invejável frescura intelectual e a cultura, conhecimento e sensibilidade invulgares, para da síntese da história do século XX retirar ilações de futuro, Mário Soares vai apresentar a 30 de Abril no Centro Cultural de Belém o seu novo livro, «Em luta por um mundo melhor». O que será, seguramente, uma lição singular de filosofia política e de praxis social.
Vê-se em jornais, mesmo entre escribas jovens de idade (os jovens velhos), um conservadorismo no mau sentido, quase anti-social, umas vezes com afirmações grosseiras do tipo «já tem idade para ter juízo», devia «saber retirar-se a tempo», «só diz disparates», que necessidade tinha agora de «conspirar contra o apoio a Manuel Alegre», outras raiando a ofensa pessoal.
Se por um lado a esperança de vida aumentou substantivamente e as pessoas com avanço na idade têm cada vez mais espaço de vida intelectual, fruto da permanente actividade cerebral e social, o mais importante é que Mário Soares, com uma estrutura física e intelectual já de si notável, mesmo sem tais potenciadores, tem todo o direito a ter as opiniões e práticas que tem e quiser ter. E muitos portugueses lúcidos sentir-se-ão gratos por isso mesmo.
É por demais saudável poder apreciá-lo a nadar em águas que tão bem conhece, a usar a cultura (e não apenas o ar tecnocrático de praticamente todos os economistas encartados, de predições ahistóricas e incultas) como instrumento de análise social.
Henrique Pinto
Abril 2010
FOTOS: capa do novo livro de Mário Soares; Manuel Alegre (caricatura KAOS)

Sem comentários:

Enviar um comentário