domingo, 25 de abril de 2010

SE ALGUMA HUMANIZAÇÃO HÁ…

As Ligas dos Amigos nos hospitais, organizações de voluntários, são a marca de água da humanização dentro das instituições hospitalares em Portugal. Se a mortalidade por negligência, erros técnicos e infecção hospitalar já é excessivamente alta em tais instituições, sê-lo-ia bem maior sem este inestimável contributo da sociedade civil. Supre em boa parte o inimaginável deficite em enfermeiros (apesar do desemprego crescente neste ramo profissional), em contraponto com a excessiva diferenciação (nos países de mais recursos é a enfermagem quem administra a alimentação aos doentes mais dependentes ou problemáticos), a baixa qualificação do pessoal auxiliar, a falta de vocação das empresas de catering para fazer o que aos sectores anteriores competiria, a impreparação de alguns gestores, querendo mostrar «bons» números (a assistência aos doentes portadores de HIV em Cascais atesta-o sem espinhas) e são o único amparo social e financeiro de muitos doentes.
Estão agora também nas urgências. Em hospitais onde as salas deste sector são armazéns de arquitectura técnica inconcebível, apinhados de gente, quantos doentes a acabarem com a vida de outros por via da infecção, do tosse para todo o ladoi, sem defesas, quanta agonia surda perante a indiferença cega e a paciência exaurida, os voluntários das Ligas de Amigos são o mais forte estímulo a que muitos sem esperança, já vencidos, se agarrem à vida e por isso sobrevivam.
São já IPSS em muitos casos. Mas passam invariavelmente despercebidas na comunicação social. As populações não têm a menor ideia da sua utilidade. Aliás, à dedicação como ao talento dá-se pouco valor entre nós. Nem mesmo assim esmorece quem tem vocação para servir. Cada vez mais numerosos e qualificados em todo o mundo, os voluntários da saúde são em Portugal um património moral incontornável.
No Hospital de Santo André em Leiria a sua Liga de Amigos reuniu agora em Assembleia Geral para aprovar Orçamento e Contas.
Henrique Pinto
(Presidente da Assembleia Geral da Liga de Amigos do Hospital de Santo André)
Abril 2010
FOTOS: Henrique Pinto, presidente da Mesa da Assembleia Geral; apresentação de contas para aprovação; aspecto da assistência

Sem comentários:

Enviar um comentário