sábado, 3 de abril de 2010

TRÊS IDEIAS PARA A LITERACIA NO MUNDO

Temos três assuntos para chamar à atenção dos nossos líderes de literacia nos distritos.

1. Primeiro, promovendo um empurrão final para o Prémio de Literacia do Distrito – O papel do líder
a. 15 de Abril é o prazo limite para as candidaturas ao Prémio de Literacia do Distrito
b. Todos os anos, a maior parte dos distritos têm clubes que se qualificam mas não se candidatam.
c. Líderes no Servir reconhecem este facto e põem-se em acção para se assegurarem que aqueles clubes estão identificados e encorajados ou até ajudados a candidatarem-se ao prémio.
d. Chamai à atenção dos vossos distritos para esta situação e encorajai-os a porem-se em acção. A acção mais óbvia é perguntar a todos os Governadores Assistentes para verificarem com cada um dos seus clubes e encorajá-los a candidatarem-se ao Prémio de Literacia no Distrito quando apropriado. Se necessário o Governador Assistente pode até ajudar um clube com trabalho válido a candidatar-se ao Prémio.

2. Segundo, encorajar a máxima distribuição da edição de Abril da Newsletter Mundial da Literacia
a) Roger Hayward acabou de enviar a edição de Abril da Newsletter.
b) Esta edição contém um inventário de exemplos do que os Rotary Clubs podem fazer para se dirigirem às necessidades em Literacia das suas comunidades locais e da comunidade mundial.
c) Como coordenador de Literacia para a sua zona assuma por favor uma das acções seguintes:
1) Se recebeu uma cópia da Newsletter e o Inglês é falado nos vossos distritos, assegure-se que envia uma cópia da Newsletter para todos os seus distritos.
2) Se recebeu uma cópia da Newsletter mas o Inglês não é falado nos vossos distritos, considere preparar um resumo breve dos artigos da Newsletter escritos na língua das suas zonas. Depois enviai esses resumos para os vossos líderes distritais de Literacia. Certamente, pode editar o seu resumo para que se dirija às potencialidades dos Rotary Clubes na sua zona.
3) Se NÃO RECEBEU uma cópia da Newsletter de Abril, faça-me sabê-lo e eu enviar-lhe-ei uma cópia para si.

3. Terceiro, colocar em rede as mensagens de projectos de Literacia nas Assembleias Distritais.
a) Ao preparar volantes e/ou apresentações acerca de Projectos de Literacia nos clubes nas Assembleias Distritais de Abril/Maio – Tenha Cuidado com a importante mudança organizacional a ter lugar em Rotary International para o próximo ano.
b) Essa mudança é a criação das novas posições dos Coordenadores de Rotary.
c) É meu entendimento que eles assegurarão algumas senão todas as tarefas correntemente afectas aos vossos coordenadores de zona. Portanto, modificai os vossos volantes e/ou apresentações para as Assembleias de acordo com isso.
d) Todo o tipo de staff em Evanston continuará a providenciar toda a espécie de apoio que tem oferecido ao longo dos últimos cinco anos. Portanto, vós continuais a ter capacidade de recomendar que os Rotary Clubes acedam a www.rotary.org/literacy e ao Project Link para encontrar ideias para projectos de literacia e materiais de apoio.
e) Uma possível excepção pode estar nos Prémios de Literacia. Espero ter clarificação sobre esta matéria na próxima semana.
Richard Hattwick
(Coordenador Mundial para a Literacia de RI)
Abril 2010
FOTOS: Presidente de RI John Kenny com o ex director Paco Creo; Cartaz Dê Esperança ao Mundo; classe de música da Escola  Padre Francisco da Moita, Brasil, alvo de continuados Subsídios Equivalentes da Rotary Foundation; Francisco Schlabitz, grande líder da Literacia no Brasil (profissionalmente e como Rotário), que estará presente como orador na Convenção de MontReal; o coro juvenil Korean Little Angels, na Convenção de Birmingham; Padre Victor Feytor Pinto, com uma extraordinária obra assistencial no Campo Grande, em Lisboa, Portugal;
Richard Hattwick, coordenador mundial para a Literacia de RI; Livro O Que A Vida Esconde, de Henrique Pinto.

Sem comentários:

Enviar um comentário