domingo, 15 de novembro de 2009

CEM POR CENTO DE ALFABETIZADOS

O papel de Modelos no Brasil, Índia e Peru e a questão de se deve ou não tornar-se uma prioridade explícita no próximo ano

Um dos relatórios de Distrito submetidos ao Coordenador Paulo Eduardo Fonseca, na América do sul, dá-nos uma visão de como Rotary pode acabar a ser líder na Campanha Mundial da Erradicação do analfabetismo em 2015. No Seminário de Literacia do Distrito 4420 foi relatado pelo governador Roberto Luís Barroso Filho e a coordenadora distrital de literacia/alfabetização, Tânia Mesquita, que «(…) graças aos esforços de Rotary (clubes) e Rotários, a cidade de Santos foi certificada como uma cidade livre do analfabetismo. A cidade adjacente de Guaruja está no mesmo caminho, como é evidenciado pelo facto de, através dos esforços de Rotary estarem a ser alfabetizados anualmente cerca de 1400 pessoas».
Mais longe no Estado Brasileiro mais meridional, Rio Grande do Sul, conseguiu-se um sucesso semelhante. O PGD Tirone Lemos Michelin referiu-se a isso no evento ocorrido na Convenção de Birmingham. No outro lado da América do sul recebemos recentemente palavras do coordenador Ciro Arribasplata em que um esforço ambicioso para eliminar a iliteracia básica está em marcha no Peru. O presidente da comissão de literacia PDG Copernico Salazar Lino dirige tal projecto.
Numa fase mais precoce deste ano rotário nós ficámos a saber do plano do distrito indiano 3320 para conseguir 100% de alfabetizados em 162 aldeias rurais no distrito. O GD W. Anand e a presidente da Força Tarefa Literacia/Alfabetização Mohan George, estão a liderar esse esforço.
A visão que emerge destes exemplos é que as iniciativas de base de rotary apoiam o Objectivo Global de estabelecer e conseguir a meta da eliminação da iliteracia/analfabetismo a nível local. Se tal visão levasse a consegui-lo através do mundo rotário não haveria necessidade para o executivo de RI ou a Fundação Rotária lançarem uma campanha formal para erradicar a iliteracia/analfabetismo. A palavra de boca em boca e os exemplos de sucesso fá-lo-ão acontecer.
É aqui que entram os coordenadores de zona. Está com cada um identificar exemplos adicionais de campanhas com 100% de alfabetizados. Depois é com o resto de todos nós conseguir pôr essas histórias nas mãos do resto dos clubes no nosso mundo rotário.
Quem sabe? Talvez tão depressa quanto o próximo ano RILRG tenha um número suficiente de histórias de sucesso para fazer dos projectos de 100% de alfabetizados uma das nossas primeiras visões prioritárias para o futuro. Sinceramente…
Richard Hattwick
Novembro 2009
FOTO LEGENDA: Emily Procter, actriz de CSI Miami, uma das séries de TV mais vistas em todo o mundo, um sucesso que os promotores da alfabetização global seguramente conseguirão também dentro de alguns anos

Sem comentários:

Enviar um comentário