terça-feira, 17 de novembro de 2009

DENGUE, PORTUGAL ENVIA MAIS MÉDICOS PARA CABO VERDE

Uma segunda equipa de três médicos e três enfermeiros partiu, ontem, para Cabo Verde, para substituir o primeiro grupo de sete profissionais que partiu a 7 de Novembro para apoiar o combate à epidemia de dengue - a doença já infectou perto de 17 mil pessoas. A equipa é composta por dois médicos de Medicina Interna cabo-verdianos, uma infecciologista e três enfermeiros dos Cuidados Intensivos dos Hospitais da Universidade de Coimbra
Os profissionais de Saúde integram as escalas de serviço no Hospital Agostinho Neto, na Cidade da Praia, capital cabo-verdiana. Na bagagem levam ainda 35 quilos de equipamento clínico e medicamentos. A primeira equipa levou 14 embalagens de material clínico, dois monitores de funções vitais e dois ventiladores.
Fernando Regateiro, presidente do conselho de administração dos Hospitais da Universidade de Coimbra, sublinha ao CM a prontidão da resposta ao pedido de ajuda: «Em apenas três horas reunimos uma equipa de profissionais».
Entretanto, a doença continua a colher vítimas em Cabo Verde. No Domingo registaram-se 301 novos casos de dengue, mas nenhuma morte. No total, a dengue provocou nos últimos dois meses 16 744 casos, dos quais 149 de febre hemorrágica da dengue e seis mortes. O próprio primeiro-ministro José Maria Neves esteve uma semana de baixa, tendo ontem regressado ao trabalho.
Para a directora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Maria de Lurdes Monteiro, há «uma diminuição gradual de casos, embora seja muito lenta». A epidemiologista confessa não gostar dos números de fim-de-semana «porque podem não ser os melhores indicadores». «Ainda não percebi a razão, mas o que é certo é que ao fim-de-semana o número de novos casos é substancialmente mais baixo. Será por as pessoas preferirem ficar doentes em casa a ir ao hospital?», questiona.
In Expresso das Ilhas, 17 de Novembro de 2009
FOTOS: Prainha, Cidade da Praia, Cabo Verde; Cabeçalho do Jornal Expresso das Ilhas

Sem comentários:

Enviar um comentário