sábado, 5 de dezembro de 2009

EM CADA LEITOR UM LÍDER

Todos os exemplos seguintes vêm no Filipinas Rotário de Setembro 2009. Nenhum deles era projecto do Mês para a Literacia. Mas todos ilustravam as espécies de projectos que um Clube Rotário podia anunciar, começar ou completar durante o Mês para a Literacia 2010, ou em qualquer outra altura.
I Projectos Major que podem ser Anunciados ou Começados durante o Mês para a Literacia
A. Projectos Elementares de Literacia
1 Em 23 de Junho de 2009 o Rotary Club de Mandaluyon Central começou as escavações para uma nova escola básica em Hulo.
2 O Rotary Club de Roxas adoptou a Escola Básica de Olotayan e está a providenciar para que tenha duas novas salas de aula, uma biblioteca e um posto médico, o primeiro grau de inglês e livros de trabalho de matemática, 3 meses de suplemento férrico para as crianças pré rastreadas e uma palestra sobre a Gripe com distribuição de sabão.
3 O Distrito 3830 lançou o projecto «Cada leitor um líder» em parceria com a Associação Católica de Educação das Filipinas. Este programa de base escolar desenhado para aumentar as capacidades de leitura e compreensão entre os alunos do ensino básico. O programa integra as seguintes componentes: diagnóstico de leitura e compreensão; formação de professores; contar histórias; doação de computadores; doação de livros e acompanhamento na leitura.
«Há vários projectos de leitura que um clube pode empreender sob o chapéu de chuva «Cada Leitor um Líder» como: subsidiar uma turma a 50% por estudante por ano no projecto filipino; doar livros; doar computadores e prover acessos à internet; colaborar na hospedagem do professor formador do programa e na organização e treino dos contadores de histórias».
«Os organizadores do projecto gostariam de agradecer ao GD Sid Garcia pelo seu apoio e participação activa com um financiamento significativo vindo da fundação da sua família, a Fundação Paulino J. Garcia, em homenagem a seu pai, cujo trabalho de meio século na educação e saúde, teve impacto significativo nas vidas dos filipinos».
B Projectos de Literacia Funcional
1Serviço de Literacia Funcional
O Rotary Club de New Manila Heights em parceria com Serviços de Informática e apoiada pelo Distrito 3780 oferecerá 1000 bolsas de estudo para formação nos campos de programação de computadores, servidores de hardware de computador e agentes de apoio.
II Projectos que podiam ser completados durante o Mês para a Literacia
A Projectos de Serviço de Literacia Comunitária
1 Literacia Básica
a. A 5 de Julho o Rotaract Club de Manila Metro distribuiu novas mochilas escolares cheias com materiais para as crianças necessitadas em 3 comunidades.
b. O Rotaract Club de Malate conduz um Programa de Ler em Voz Alta. Os membros voluntariam-se para lerem histórias às crianças em risco.
c. O Rotary Club de Bulacan celebrou o Mês da Nutrição (Julho) apoiando o Programa de Suplemento Alimentar da Escola Básica de Taliplip. «Sacos de arroz, várias latas de biscoitos e pacotes de bolos foram pedidas pelo clube e doadas à comunidade escolar para os intervalos e o almoço.
d. O Rotary Club de Binmaley Century doou livros à biblioteca da Escola Básica de Baybay. Os livros foram apresentados à escola principal num evento passível de gerar publicidade na escola.
e. O Rotary Club da Zona Freeport e Hivas em Manila apresentou mochilas para estudantes da Escola Básica de Santa Rita. Os estudantes foram trazidos juntos para a apresentação, criando assim uma oportunidade de criar uma imagem pública para Rotary.
f. O Rotary Club de Metro East Taytay « conduziu um projecto de suplementação em Vitamina A para crianças do primeiro grau na Escola Elementar de Taytay.
2 Literacia Funcional
a. O Rotary Club de Central Tarlac (D-3790) subsidia um projecto «…onde estudantes líderes (de liceus) cuidadosamente seleccionados são eleitos para tomarem o lugar de oficiciais de governo da cidade durante uma semana». Este é o 10º ano do projecto.
b. O RYLA do Distrito 3800 - «Pela primeira vez na história do RYLA nas Filipinas, populações indígenas foram convidadas a interagirem com juventude sedeada em Manila para discutir conceitos de paz e desenvolver atitudes e capacidades como facilitadores de paz».
c. Os Clubes no Distrito 3860 levaram a cabo projectos que beneficiaram a juventude… na educação. Projectos como Programas de Bolsas e doações de livros provaram ser uma grande ajuda na preparação dos jovens para o futuro. Alguns clubes tornaram-se mais criativos como na doação de «tsinelas» e suportes dos estudantes, provendo-os com multivitaminas para melhor absorverem as suas lições. Outros clubes adoptaram escolas e estão a fazer planos para renovarem salas de aula existentes e/ou construírem mais»
3 Literacia de Carácter
Em 16 de Agosto o Rotary Club de San Francisco del Monte subsidiou um dia de trabalhos motivadores para 88 rapazes encarcerados num Serviço prisional juvenil local. Participaram nove Rotaract e 32 membros do ministério da juventude.
B Projectos de Serviço de Literacia Vocacional (Literacia Funcional)
O Rotary Club da baixa de Manila premiou até 30 bolseiros de 32 Escolas Secundárias durante a 31ª Inducção e Cerimónias de Transmissão de Tarefas. Até hoje o projecto do clube «Adopte um Bolseiro» beneficiou 329 alunos de colégio
C Projectos Internacionais de Literacia
1 O Rotary Club de São Fernando da União e o Rotary Club de Nihonmatsu no Japão deram apoio financeiro e livros científicos a 400 estudantes na Escola Comunitária de Central South.
Richard Hattwick
Dezembro 09
FOTOS: Evocando a Conferência que promovi em Leiria do Professor Doutor Viriato Soromenho Marques, a Literacia no Ambiente, quando se aproxima a Conferência de Copehaga sobre o Ambiente no Planeta; parede duma das minhas bibliotecas em Leiria

Sem comentários:

Enviar um comentário