quinta-feira, 5 de novembro de 2009

LITERACIA EM SERVIÇOS PROFISSIONAIS NO BRASIL


Magníficos exemplos estes, é o trabalho da sociedade civil pela literacia, passível de ser feito em qualquer parte do mundo:
1 RC São Tiago – reconhecimento de 4 líderes em Literacia no Dia Internacional da Literacia (8 de Setembro)
2. RC de Contagem – dedicar o dia 15 de Setembro ao reconhecimento de duas pessoas que trouxeram o Programa CLE para a comunidade
3. O Governador do Distrito 4750 (Luíz Spitz) – Em cada uma das suas visitas o Governador Luís apresenta o reconhecimento aos jovens que se mantêm firmes em termos de ética e valores morais. Os reconhecimentos são apresentados em assembleia nas escolas na presença de todos os outros estudantes. Então, pela tarde, os vencedores e as suas famílias são reconhecidos uma segunda vez num encontro do Rotary Club anfitrião.
4. Distrito 4750 – o distrito planeia levar a cabo dois seminários a cobrirem os temas «Valores éticos e morais» Um será levado a cabo na cidade de Capitol e a outra numa escola bem conhecida do interior.
5. O distrito 4750 – alguns clubes no distrito apoiam projectos de literacia para adultos para trabalhadores de companhias específicas. Em muitos casos os professores são Rotários.
6. RC de Campos Goytacazes – planície – subsidia um projecto de Literacia para adultos para empregados iliteratos duma companhia de tratamento de resíduos.
7. RC de Além Paraíba – Portal de Minas – reconhecido um educador local (também membro do clube)
8. RC de Lavras – reconheceu o papel local num modelo de promoção do dia Internacional de Literacia em termos profissionais.
9. RC Buerarema – reconhecimento de professores, estudantes e profissionais todos os meses de Outubro
10. RC de Taguatinga-Sul – procura campeões locais de literacia para os reconhecer e divulgar
11. RC de Formosa Centro – reconheceu um professor local de ensino especial.
12. RC de Sete Lagoas – uma vez por mês o clube reconhece um modelo de trabalho vocacional local. As classificações ocupacionais que têm sido reconhecidas até agora incluíam um professor, um soldador e um empregado de restaurante

Uma amostra de Relatórios, Brasil
(Listada em http://www.rotaryedubrasil.cjb.net/)
Richard Hattwick (EUA) e Chico Chablitz (Brasil)
Novembro 09
FOTOS: Rio de Janeiro, cidade maravilhosa; Henrique Pinto no CDC/Atlanta/EUA

1 comentário:

  1. Aqui está um texto breve muito estimulante e motivador do Coordenador da Literacia no Brasil, Chico Chablitz, remetida pelo nosso amigo Richard Hattwick, que pode inspirar-nos na elaboração do Censo dos Clubes em Literacia, a completar neste ano civíl.
    Amigo Álvaro Gomes, ao fazermos o Censo do Distrito temos a oportunidade de divulgar ao mundo o Projecto Universidades Séniores, que eu ajudei a crescer, e que o senhor e muitos outros transformaram no que é hoje algo singular. Vamos a isso!?

    ResponderEliminar