segunda-feira, 30 de novembro de 2009

«PEQUENAS OBRAS COM GRANDE AMOR»


A visão de Madre Teresa quanto aos Projectos de Literacia de Rotary – com aplicação à visão duma campanha de Rotary para pontapear a iliteracia – fornecida pelo Coordenador de Zona (CZ) Paulo Eduardo de B. Fonseca.
1 O CZ Paulo Eduardo começou uma mensagem para as suas zonas com a citação de Madre Teresa, «Poucos de nós conseguimos levar a cabo grandes obras, mas todos nós podemos encarregar-nos de pequenas obras com grande amor».
2 Então Paulo Eduardo disse, «os exemplos inumeráveis de projectos que os Clubes na Zona 22ª estão promovendo…denotam não apenas grande amor, mas, ainda que possam parecer obras pequenas (individualmente), fazem realmente a diferença (colectivamente) nas vidas de milhares de indivíduos.
3 A visão de Madre Teresa aplica-se a todas as categorias de Projectos de Literacia em Rotary. Mas é de particular interesse para a nossa equipa do Grupo de Recursos em Literacia de RI a aplicação desta visão à literacia básica e o objectivo de atingir a literacia básica universal.
4 A visão de Paulo Eduardo de um «grande retrato» sugere uma estratégia por onde Rotary se pode tornar um dos mais importantes parceiros não oficiais da campanha da UNESCO para eliminar a iliteracia do mundo inteiro no ano 2015 (ou talvez um pouco mais tarde se 2015 se mostrar um pouco prematuro). Qual é essa estratégia? Para todos os clubes a estratégia é patrocinar projectos que eliminem a iliteracia localmente. Para todos os distritos a estratégia é «vender» esta visão a todos os clubes do distrito. Para todos os CZ a estratégia é continuar a «bater à porta dos governadores» até que eles lha abram, recebam a mensagem e abracem a visão. Para os coordenadores de área e geral (e também o staff de RI em Evanston e o Presidente Eleito), a estratégia é recrutar coordenadores de zona que estejam à altura da tarefa, e depois adestrá-los com as ferramentas de que necessitam para fazerem o trabalho.
5 Tem havido muita conversa sobre a possibilidade da «Literacia» se tornar o próximo grande programa mundial de RI uma vez que tenhamos erradicado a polio. Isso, com certeza, algo que os executivos de RI e da Rotary Foundation sabiamente decidiram não discutir até depois de termos sucesso pleno na nossa campanha da polio. Mas no caso de eliminar a iliteracia não é necessário que os executivos tomem a liderança. Uma campanha global de Rotary para eliminar a iliteracia é algo que pode ser feito através dum esforço nas bases. A visão de Paulo Eduardo mostra como e porquê tal pode acontecer.
Richard Hattwick
Novembro 09
FOTO: Madre Teresa de Calcutá; Instituto Rotário do Brasil, à esquerda Luís Coelho de Oliveira e Gerson, à direita o saudoso Archimedes Theodoro e Luís Giay

6 comentários:

  1. Caros amigos
    No Brasil o Chico Chablitz tem um trabalho magnífico de coordenação dum vasto trabalho de pequenas e grandes obras, clube a clube.
    Uma distribuição de livros ou de dicionários, a distinção dum professor, uma Universidade Sénior, são actividades de difícil comparação e de inegável valor. Quantos clubes as não promovem sem entenderem que é importanteque os outros - onde ainda não houve oportunidade ou encorajamento para o fazer - terem o incentivo através do conhecimento. Pode-se dizer sem maximalismos que em Rotary o conhecimento mútuo das pequenas e grandes coisas de cada um, potencia o projecto mundial, fá-lo crescer.
    Em Portugal, na Guiné Bissau, em Cabo Verde e Angola, por exemplo, há muitas destas Obras que o mundo precisa conhecer.

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  2. ASSUNTO: Relação de Acções em Literacia/Educação
    Caro Companheiro Presidente
    O nosso Presidente John Kenny faz questão que todos os seus Coordenadores Mundiais façam o Censo das actividades no âmbito da Literacia/Educação/Alfabetização no que respeita ao seu Distrito Rotário.
    O objectivo é fazer uma publicação mundial a editar pelo Natal que possa servir de mote para um discurso exemplar sobre o problema mor da iliteracia, na altura em que serão igualmente anunciados os Literacy Awards 09.
    O nosso distrito 1970 tem muitas iniciativas de relevo nesta área e algumas bem paradigmáticas. Por exemplo, vou fazer algum destaque em obras como as Universidades Seniores, o Projecto 3H de Viana de Castelo e o Projecto Timor.
    Mas há centenas de iniciativas de expressão menos visível no país mas de enorme importância, nomeadamente distribuição de livros, apoio a escolas, acções de leitura para crianças, bolsas de estudo, distinção de mestres escolares e outras figuras eminentes no campo da educação. Lembra-se um dito de Madre Teresa de Calcutá sobre «haver poucas grandes obras mas muitas pequenas obras que mudam vidas».
    Claro que o estar assoberbado de trabalho (muito dele Rotário) me coarcta o tempo. E o Relatório em inglês tem de estar em Evanston até dia 14 às 21 horas portuguesas, impreterivelmente. Mas se os companheiros presidentes e/ou secretários de cada Rotary Club do nosso distrito me fizer chegar com celeridade, até esse mesmo dia, meia dúzia de linhas sobre a acção ou as acções dentro desta linha de Literacia/educação, referentes ao ano Rotário em curso, quaisquer que sejam, fico-lhe muito grato.
    No meu Blog http://medicult.blogspot.com há muitos textos e pistas sobre a matéria.
    Com as saudações mais afectuosas.
    PGD Henrique Pinto
    Coordenador da Zona 20 para a Literacia

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  3. As Universidades Seniores de Rotary são um Projecto interessantíssimo. Recordo-me de o Projecto do RC Vila Real, ideia do clube e do Companheiro Areias, ser um projecto mal querido no Distrito. Na minha primeira Carta Mensal como Governador dei-lhe o máximo enfoque como grande projecto nacional.
    A ideia generalizou-se e tem hoje uma amplitude considerável e singular.
    Manifestei ao Governador à altura a minha apreensão, conhecidas outras, quando da sua institucionalização federativa, por me parecer poder eventualmente ferir o Documento de Políticas de Rotary sem necessidade alguma, dada a sua manifesta relevância.
    Espero que seja desta vez a oportunidade de lograr o devido destaque como grande projecto mundial.
    Henrique Pinto

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  4. Estou ansioso por conhecer essa brilhante iniciativa dos Rotários que descreves, mesmo descontando o teu proverbial entusiasmo e o teu mais que conhecido amor à causa.
    Parabéns.
    Pedro d'Orey

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  5. A propósito da comunicação com África, e particularmente com os países de língua portuguesa, no âmbito da Literacia e do uso das Newsletters:

    «Prezado Henrique,

    Somente um recado curto para dizer parabéns e obrigado pelo trabalho tão bem feito.

    Um abraço»,

    Richard Hattwick

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  6. Estou muito curiosa por conhecer o que são efectivamente as Universidades Séniores de que fala
    Joana Calheiros
    (Angola)

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