quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

DISTINÇÃO DUM JOVEM ESTUDANTE

Damos continuidade à publicação de um conjunto de entrevistas aos jovens estudantes distinguidos com os Prémios dos Fundadores (2008/2009) da Fundação Rotária Portuguesa. Chegou a vez de Emanuel Davide Garcia Ferreira, que actualmente frequenta o 1.º Ano de mestrado em Programação Cultural Artes e Intervenção Social.
Notícias (N.) – O que te motiva a seres um bom aluno?
Emanuel Davide Garcia Ferreira (E.F.) – Quando gostamos do que estamos a fazer os resultados surgem naturalmente e sem grande esforço.
N. – Ficáste surpreendido por teres sido escolhido para receber um prémio de âmbito escolar?
E.F. – Fiquei surpreendido porque não sou um aluno excelente, o meu trabalho já tinha sido reconhecido noutras áreas, mas nunca no âmbito académico. Penso que este prémio acaba também por valorizar o trabalho extra-curricular e a educação não formal que têm estado bem presentes ao longo da minha vida.
N. – Em que medida este prémio te vai ajudar?
E.F. – Este tipo de reconhecimento é sempre importante para os jovens, não só porque valoriza o currículo como é também um incentivo ao seu trabalho.
N. – Quais as principais dificuldades que tiveste?
E.F. – A maior dificuldade que encontrei foi aquela que penso que todos os estudantes do interior encontram quando vão para a faculdade. É o “pássaro que deixa o ninho e mal sabe voar” e cai numa cidade completamente diferente, rodeado de pessoas e hábitos desconhecidos.
N. – Quais são as tuas perspectivas para o futuro?
E.F. – Tenho as expectativas altas em relação a esta nova etapa académica, espero que me abra os horizontes e crie novos caminhos para começar uma carreira profissional sólida.
Em Boletim Nº 7 da Fundação Rotária Portuguesa
Dezembro 09
FOTO: Emanuel Davide Garcia Ferreira

1 comentário:

  1. Distinguir o mérito é desde sempre fundamento de Rotary. A Fundação Rotária Portuguesa tem-no exultado desde os primórdios. Não há uma cultura do mérito em Portugal. São muito poucas as instituições que fazem deste caminho parte da sua filosofia de estar e construir, Daí o preito que nos merece dia a dia. Sou seu subscritor de mérito há muitos anos. Felicito vivamente os seus dirigentes e muito particularmente o seu presidente, Frederico Nascimento.
    Henrique Pinto

    ResponderEliminar