domingo, 2 de agosto de 2009

AMOR E DESENCANTO

«A Itália não precisa da ajuda de ninguém», dizia Berlusconi. A peça televisiva focava as tendas a abrigar 24 mil dos 40 mil sinistrados, na Áquila esventrada pelo sismo da Páscoa. Tais tendas foram doadas por Rotary International (RI). Conheço o ideólogo destas shelterboxes, sistema de auxílio nas grandes catástrofes do planeta, o Rotário Tom Henderson. No tsunami do Natal 2004 colocou 7500 shelterboxes no Sri Lanka em apenas três dias. Com este espírito de servir abrigaram-se mais de 800000 pessoas em 9 anos em cerca de 50 países como Afeganistão, Angola, EUA, Líbano, Moçambique, Myanmar, Paquistão, Somália ou Sri Lanka. A caixa verde com a casa insuflável para dez pessoas e material de cozinhar, vestir, dormir e até a diversão das crianças, tem sido o mais célere e dos principais meios de socorro mundial.
A cidade de Leiria – com as áreas limítrofes tem o maior índice de músicos per capita em Portugal continental -, viveu em Junho-Julho o 27ºFestival Música em Leiria, o 6º Estágio Internacional de Orquestra, o 2º Festival Internacional de Guitarra, com o concurso mundial e a 6º Master Classe, entre outros eventos. Mestres da guitarra como Tomás Camacho e Ignácio Rodes (Espanha), o croata Dejan Ivanovic e o número um mundial, o uruguaio Álvaro Pierri, tocaram na região. É a Cidade da Música. Uma responsabilidade tão luxuriante como fazer amor. Falta-me massificar esta torrente de qualidade. Recriar as Noites brancas de Loulé, o deleite do novo Marais e Setembro em Zurique, pode ser o caminho.
Encontrei o amigo Jório Coelho, professor da Universidade de Ouro Preto, quando fui relator da saga da alfabetização em África e países da orla mediterrânica e mar negro. Ofereceu-me a brochura CLE Educação Para Todos, em português, suporte das tarefas de literacia no Brasil. O que é o método CLE (Abordagem Linguística Concentrada)? Inventado por Courtney Cazden, é um meio simples e rápido de aprender a ler e escrever em qualquer língua. Num ápice o aluno já está a replicar o conhecimento junto de outros alunos. Assenta na tese de as crianças aprenderem a língua «principalmente através de contactos em que se concentram intensamente no exercício de se fazerem entender». O CLE permitiu a RI contribuir na redução da iliteracia na Argentina e nos aborígenes da Austrália, no Brasil, Egipto, Grécia Tailândia e Turquia, entre outros. É um empreendimento de resultados visíveis. Nenhuma televisão o mostrou.
Eis três exemplos diferentes de empenho solidário e voluntário no mundo. Vivo-os através do meu país, onde nem com maiorias políticas absolutas lobbies e stakeholders permitem fazer-se alguma reforma estrutural.

Hpinto
Diário de Leiria
Agosto 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário