quinta-feira, 6 de agosto de 2009

UM RECONHECIMENTO


Guilherme d'Oliveira Martins, Presidente do Tribunal de Contas, distingue Henrique Pinto


Exma. Câmara
Autoridades
Excelência Reverendíssima D. António Marto, Bispo de Leiria/Fátima
Meu querido amigo Dr. Guilherme d’ Oliveira Martins
Senhoras e senhores

Primeiro que tudo quero expressar o meu profundo reconhecimento pela tão honrosa distinção que ora me foi feita pela minha Câmara Municipal – vivo em Leiria, cidade que me habituei a adorar, há quase 33 anos -, na pessoa da sua Exma. presidente, a minha querida amiga Dra. Isabel Damasceno, e nas de todas as senhoras e senhores vereadores, a quem igualmente muito estimo.
A Medalha de Prata da Cidade de Leiria é uma distinção que dedico à minha família e particularmente às minhas meninas, a Graça e a Andreia.
Mas quão orgulhosos se sentiriam hoje os meus queridos pais se as leis da vida lhes tivessem permitido testemunhar estes instantes!
Meu pai, Cândido, estóico, dedicado e com o pleno sentido do justo, minha mãe Maria, abnegada em prol dos outros, incansável no servir, ambos trabalhadores até mais não poderem, democratas de sempre, cidadãos de saudável optimismo e perseverança.
Devo-lhes tudo, seguramente. Mas sei que este meu ar, avesso por inteiro ao pessimismo, à irreverência e desconfiança perante as instituições, ao descrédito da honorabilidade dos que possam pensar diferente de nós, afinal espírito tão Europa do Sul e tão Português, é um traço indelével da saudável herança espiritual que me legaram. Que Deus lhes permita saber o quanto me sinto igualmente orgulhoso por eles.
Na verdade nada se edifica sobre o pessimismo. A confiança é o seguro de vida para o sucesso, para uma sociedade mais rica e organizada. Disse-mo Bill Gates há uns tempos: o sucesso constrói-se sobre o sucesso.
Todos os meus amigos, e designadamente os presentes nesta sala, todos os meus colaboradores, todos os meus companheiros, aqui e no mundo, sabem que em tudo quanto promovi, nas palavras que alinhei, nas exortações que fiz, o optimismo e a confiança estiveram e estão sempre presentes.
O facto de ter como companheiros distinguidos neste acto solene do nosso município, tão ilustres personalidades – que por igual felicito e saúdo com toda a dedicação -, agiganta a minha auto-estima até ao temerário gesto de, em momento tão feliz para mim, ousar incitar os meus contemporâneos, com responsabilidades político-sociais ou não, todos com a responsabilidade cívica inerente à condição de cidadania, a contrariarem em absoluto as ideias feitas do «nada a fazer», do derrotismo quotidiano de «a galinha do vizinho é melhor que a minha», da decantada «crise», do ataque à credibilidade alheia sobre o qual há muito se erguem políticas, irmanando-se com optimismo e confiança na multiplicação da atenção aos valores intemporais da Humanidade, no reedificar do espaço e do edifício nação que a democracia nos permitiu fruir, para bem de nossos filhos e netos.
Boa parte destes pressupostos optimismo, confiança, valores, são apanágio das pessoas que têm dirigido o município de Leiria nos últimos doze anos e que ora nos distinguem. Por isso, amigas e amigos, um bem-haja pelo vosso labor incansável e profícuo. Muito obrigado por me fazerem sentir feliz.
Teatro José Lúcio da Silva
Leiria, 22 de Maio de 2009
Henrique Pinto
Discurso de aceitação do reconhecimento Medalha de Prata da Cidade

Sem comentários:

Enviar um comentário