sábado, 17 de outubro de 2009

ÂNSIA DE LIBERDADE


No inicio da década de 80 assisti a um grande desfile da «juventude comunista» na enorme avenida Unter den Linden (cortada a meio pelas Portas de Brandenbourg, limites do Muro), perante Heinrich Honnecker, a partir duma varanda do nosso hotel, o Palastz, o mais luxuoso de Berlim Leste. António Guterres, bigodinho fino sobre os lábios mirava aquela curiosidade turística com olhos semicerrados, porventura questionando-se, como os locais em surdina, quanto tempo iria durar o regime opressivo, cinzento de azul e amarelo.
Há dias Angela Merkel, natural de Dresden, onde viveu o jugo de tais cores, considerou a queda do Muro de Berlim há 20 anos o resultado duma «forte ânsia de liberdade», no discurso proferido em Saarbruecken, no Dia da Reunificação Alemã. Um dia «só possível porque milhares de pessoas tiveram uma grande coragem, ao participarem em manifestações e em actos de coragem cívica», acrescentou.
Hoje, em democracia, é notório o branqueamento do tempo, a tendência para se deturpar a realidade até então existente na Alemanha de Leste (RDA), uma ditadura e um Estado arbitrário. Tal e qual o silêncio austríaco à volta do seu natural Hitler, como se fora miragem, ou a mitificação televisiva que fez de Salazar, ditador misógino, um mulherengo romântico.

Henrique Pinto

Outubro 09

FOTO: Portas de Brandenbourg

Sem comentários:

Enviar um comentário