sábado, 24 de outubro de 2009

O FIM É SEMPRE UM RECOMEÇO (11)






Carol Belamy, então directora executiva do UNICEF, declarou em Março de 2004 que «se a polio pôde ser travada na Somália», um país que não tem um governo central, «pode ser travada em qualquer parte, um sucesso que é a prova da vontade do povo Somali e da eficácia das estratégias no terreno para parar o vírus». Em Novembro, no encontro com Glenn Estess Sr., presidente de RI, exultou no seu entusiasmo dizendo que «o sucesso da nossa parceria prova que o sector privado pode e deve trabalhar com as organizações do sector público em projectos globais, para mobilizar recursos, baixar os custos e lograr os melhores resultados no terreno».
«Se não tivessem começado o Programa PolioPlus em 1985», disse-o uma vez o Dr. Alberto Sabin aos rotários, «haveria na altura do 100º aniversário em 2005 mais oito milhões de crianças com polio e provavelmente cerca de 800000 mortes durante esse período». A sua vacina oral tinha salvado milhões de crianças indefesas.
Um maremoto como o do sudeste asiático, de consequências incalculáveis por longo, longo tempo, ou qualquer outra calamidade natural ou induzida pelo homem, poderiam ou não, como na história de Sísifo, relançar a inquietação. Os recursos são sempre escassos para acudir a todas as frentes. Mas em biliões de vezes na vida dum único ser humano, a história das suas células, o fim é sempre um recomeço.
Agora o mais importante não é a nova respeitabilidade que o Rotary ganhou à escala global. Não o é também pelo modo como o programa PolioPlus ampliou os horizontes dos rotários, que passaram a ver oportunidades de serviço para além dos sorteios nos seus clubes. O mais importante são as crianças cujos nomes nunca chegaremos a saber mas cujas vidas foram protegidas e melhoradas. São os cerca de dois biliões de crianças salvas dos pulmões de aço, de mortes prematuras ou de vidas inteiras com as pernas envoltas em próteses. Para cada uma delas há mães, pais, irmãs e irmãos dizendo em 100 línguas precisamente o que Jim Bomar ouviu quando vacinou aquela primeira criança. «Obrigado! Obrigado! Obrigado Rotary!».
Henrique Pinto
Setembro 09, no Dia Mundial da Polio
FOTOS:Carl-Wilhelm Stenhammar em Coimbra, Portugal, 2003, uma capa de estudante como fundo, agora chairman Eleito da Rotary Foundation; Glenn Estess Sr., actual Chairman da Rotary Foundation e Henrique Pinto, EUA, 2005; Ann Veneman, actual directora executiva do UNICEF

Sem comentários:

Enviar um comentário