sábado, 24 de outubro de 2009

COM ELE APRENDI, COM ELE APRENDO

«O meu conhecimento do Padre Vítor Feytor Pinto é antigo e múltiplo. Vem das actividades da Associação Católica dos Médicos Portugueses, das Reuniões e Seminários organizados pelo Dr. Jorge Biscaia no âmbito do Centro de Estudos de Bioética e, ainda, de dez anos de convivência mensal no Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. Também nos encontrámos duas ou três vezes em Roma a propósito de Reuniões da Pastoral da Saúde ou da Federação Internacional das Associações de Médicos Católicos.
Em todos estes lugares e situações o Padre Vitor era sempre o mesmo; hoje, que o encontro menos vezes, mas já o vi como Pároco do Campo Grande, sei que continua a ser o mesmo. Mas o mesmo como?
É pretensão e estultice da minha parte ir caracterizar o Padre Vítor com quem muito aprendi e aprendo. Mas vou atrever-me a fazê-lo.
Em primeiro lugar é uma inteligência rápida e brilhante, mas não esmaga os outros, pelo contrário ouve-os com atenção, respeito e simpatia mesmo quando sabe que estão errados.
Depois é um erudito dos textos bíblicos, com uma memória prodigiosa que lhe permite citar os Sinópticos e outros textos, nomeadamente do Antigo Testamento, com uma precisão e um rigor admiráveis.
É, ainda, um bioeticista de grande fôlego, tanto no ensino superior desta matéria como na utilização pragmática em Comissões de Ética, Colóquios e Seminários. A sua palavra é sempre aguardada com grande expectativa porque, sendo rigorosa, tem sempre um toque de originalidade e de referência a situações concretas mesmo difíceis de discernir.
É um especialista de moral católica, em campos tão minados como a infecção pelo VIH/SIDA e a sexualidade dos e das adolescentes. Bom conhecedor do ensinamento formal das estruturas centrais de governo da igreja católica, a sua palavra nunca é arrogante mas é, toda ela, impregnada da misericórdia de Deus e de quem conhece a fragilidade humana e procura superá-la com o perdão – vai e não tornes a pecar.
Nestas e em tantas outras situações, como os fabulosos «Estados Gerais da Saúde» reunidos, anualmente em Fátima, o Padre Vítor é sempre o mesmo – é um Sacerdote, Vigário do amor de Cristo. Por isso é alegre, com a alegria própria dos cristãos fortes na Fé, pacientes nas provações, felizes na Esperança. Porque ele sabe, como poucos, que este tempo de vida na Terra, com os irmãos, é o tempo de preparação para que se cumpra em cada um a Promessa escatológica da Salvação feita a Israel e alargada por Cristo a todas as nações.
Obrigado, Padre Vítor, por tudo o que me ensinou e pelo muito que me ensina.
Professor Doutor Daniel Serrão,
In «O caminho faz-se caminhando», 2005,
testemunhos na homenagem aos 50 anos de exercício sacerdotal de Monsenhor Vítor Feytor Pinto
FOTO
: Capa do Livro
PS: É um testemunho lindíssimo a reunir duas pessoas amigas e de quem sou amigo, que muito admiro. O meu testemunho é um agradecimento a ambos por tais privilégios (Henrique Pinto)

Sem comentários:

Enviar um comentário