sábado, 24 de outubro de 2009

TAMANHO E IMPROCEDÊNCIA (5)


O presidente de RI 1981-82 Stanley E. McCaffrey estabeleceu a Comissão dos Novos Horizontes para propor um rumo de longo curso para Rotary e nomeou Cliff Dochterman como seu chairman. Dochterman é um pensador criativo, muito activo e incansável ainda hoje. Tinha sido um dos três co-chairmen da Comissão 3 H e viria a ser presidente de RI em 1992-93.
Desde logo esta comissão inquiriu os rotários do mundo inteiro quanto a sugestões de futuro e analisou depois cada uma das 2900 respostas. Uma delas era do Dr. John L. Sever, um ex governador de distrito de Potomac, Maryland, e impressionou vivamente. Por profissão Sever tinha presidido ao ramo de doenças infecciosas dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos e era membro há muito tempo da Comissão 3 H. Ele propunha que Rotary deveria imunizar todas as crianças da terra contra as doenças evitáveis pela vacinação até ao fim do século. A sua sugestão foi adaptada para aprovação como decisão do Board de RI em Fevereiro de 1982 em termos de «imunizar todas as crianças do mundo contra a polio até ao 100º aniversário de Rotary International no ano 2005».
A Comissão 3 H empurrou para a frente o Programa polio 2005 com projectos na Bolívia, Haiti, Marrocos e Serra Leoa. Foi o Dr. Carlos Canseco, de Monterrey, no México, que se tornou presidente de RI em 1984, quem reacendeu a chama no plano de luta. Canseco tinha estado na linha da frente dos esforços de erradicação da polio no seu próprio país e era um amigo de Sabin. Ninguém melhor que uma voz de experiência poderia ser o mais forte dos proponentes dos métodos de imunização de massas.
«Se simplesmente proporcionar dinheiro para um país vacinar as suas crianças em pequenos grupos ao longo do ano é um total desperdício», dizia Canseco. «É como assobiar para o vento». Argumentava com o ponto de vista de Sabin de que se fosse administrada a vacina da polio a todas as crianças do país no mesmo dia elas tornar-se-iam todas imunes simultaneamente. Nessa altura ainda se acreditava que a vacina de Sabin conferia imunidade de grupo. Se por acaso uma criança fosse perdida....tudo bem!
Através da direcção do presidente Canseco e do trabalho de vários amigos que eram verdadeiros crentes na potencialidade do programa, a OMS aceitou Rotary como uma organização não governamental parceira (ONG). Canseco anunciou oficialmente ao mundo rotário o Programa polio 2005 em 23 de Fevereiro de 1985, dia do 80º aniversário de Rotary. Oito meses mais tarde no 40º aniversário das Nações Unidas, o secretário-geral de RI Herb Pigman anunciou este plano de Rotary aos Chefes de Estado que se tinham reunido para oficializar o «desenhar dum objectivo para a obtenção de níveis de imunização contra as doenças evitáveis pela vacinação até 80% para todas as crianças do mundo». O compromisso de Rotary electrificou a comunidade global da saúde. Tamanho encargo por parte duma ONG era improcedente no seu espectro financeiro e no programa potencial. Trabalhadores de saúde pública aliciados pela grandeza dos objectivos podiam agora apelar ao know how e aos recursos de um milhão de rotários para ajudá-los a ultrapassar obstáculos na distribuição de vacina da polio.
Henrique Pinto
Setembro 09, no Dia Mundial da Polio
FOTOS: José (Pepe) Tortosa (Espanha), Carlos Canseco (México) e Örsçelik Balkan (Turquia), Anaheim 2005; Herbert Pigman e Alfredo Pretoni, Chicago , EUA, 2005

Sem comentários:

Enviar um comentário