sábado, 10 de outubro de 2009

MISSÃO HUMANITÁRIA PARA O EQUADOR





Um grupo de rotarianos dos distritos 4510, 4580, 4310 e 7390 do Rotary International, está se mobilizando para participar de uma Missão Humanitária que este ano será no Equador de 6 a 11 de Novembro. Segundo a coordenadora do grupo, Patrícia Santos Andrade, o objectivo é levar atendimento oftalmológico, odontológico e médico a população carente dos bairros mais afastados de Guayaquil, no Equador. «Esta actividade começou em 2004, num trabalho de Waldir Francisco de Andrade, do distrito 4580 do RI, reunindo voluntários aqui no Brasil, juntamente com voluntários do distrito 7380 dos Estados Unidos», recordou a rotariana de Santa Barbara D’Oeste, do distrito 4310 do Rotary International.
O grupo brasileiro está sendo formado e por enquanto são cinco pessoas do distrito 4580, um do distrito 4510 e uma dentista não rotariana da cidade de Americana. Do distrito 4510 do Rotary International, na região centro-oeste do interior paulista, o rotariano participante é o dentista Izumi Sakuma, sócio do Rotary Club de Presidente Prudente Leste, que há vários anos participa de acção humanitária neste sentido. «A iniciativa é do Rotary Club de Harrisburg Keytone, em parceria com vários outros clubes (Harrisburg, Lancaster, Mechanicsburg North, Hanover, York East e Guayquil South)», disse Patrícia Andrade. «Levaremos uma equipe médica e forneceremos atendimento necessário nas áreas de: oftalmologia e odontologia, e informação práticas para melhora na saúde e prevenção de doenças», explicou. «Desta forma vamos ajudar a melhorar a qualidade de vida da população local», completou.
Serão aproximadamente oito dentistas, cinco optometristas, dois médicos, e 26 assistentes de oftalmologia e odontologia. «Nossa expectativa é, ainda, ensinar e encorajar pessoas locais a fornecerem mais serviços durante o ano todo, enquanto oferecemos cuidados imediatos tão necessários para reduzir a doença, a mortalidade infantil e a pobreza», explicou a coordenadora brasileira na região. «Acreditamos que este projecto ajudará a impedir a expansão de doenças mortais e promoverá a solidariedade em nossos clubes», opinou, ao lembrar que no ano passado o grupo esteve no Quénia, África. «Foi um trabalho indescritível com sensações divinas de como é importante ajudar as pessoas», disse o rotariano Izumi Sakuma, ao recordar dos tempos em que esteve em Nairóbi, na África.
Esta Missão Humanitária promovida pelo Rotary International que leva os voluntários médicos, foi idealizada e é coordenada pela rotariana Connie Spark, actual Governadora do Distrito 7390, dos Estados Unidos, sócia do Rotary Club de York-East. «O Distrito 4510 muito têm nos ajudado na divulgação dos serviços, ajudando-nos a conseguir mais voluntários, e isso é muito importante para Rotary International», reconheceu Patrícia Santos Andrade ao agradecer o apoio do Governador do Distrito 4510 do Rotary International, o advogado José Uracy Fontana, sócio do RC de Cândido Mota.
Márcio Medeiros




Colaboração de Cidinha

FOTOS: Montanhas dos Andes; Quito, a capital do Equador, vista nocturna

Sem comentários:

Enviar um comentário