domingo, 18 de outubro de 2009

AO ACASO


A Companhia O Nariz, um dos dois grupos de teatro da cidade do Lis, vai realizar de 24 de Outubro a 30 de Novembro o XIV Acaso - Festival, conforme anunciado em conferência de imprensa em na última semana.
O Orfeão de Leiria Conservatório de Artes proporciona a O Nariz fazer Teatro no seu Auditório Velho, a título absolutamente gratuito, como se o grupo fora algo seu, que fisicamente não é, apenas porque produz um excelente trabalho cultural na região, incluindo o trazer bom teatro, mas, sobretudo, porque também produz teatro de excelente nível.
A inteligência, a moralidade e a sentimentalidade definiriam a Arte para Umberto Eco. Em O Nariz há ainda algo mais a caracterizá-la, a ousadia de com tão pouco fazer tanto e bom, a merecer o respeito de responsáveis políticos, criadores e público.
A Companhia é dirigida por Pedro e Vitória Oliveira.
Hpinto
Outubro 09

FOTO: cartaz da Exposição Máscaras da Ásia, patente em Leiria no antigo Banco de Portugal

2 comentários:

  1. O Nariz - Teatro de Grupo

    XIV ACASO - Festival de Teatro

    Leiria, Batalha, Marinha Grande , Pedrógão Grande
    (24 Out. a 30 Nov.)

    OUTUBRO

    Sáb. - 24 - Orfeão Velho de Leiria - 18h
    Lançamento de "Dias de Saturno", Paulo Moreiras

    Paulo Moreiras nasceu em 1969 em Lourenço Marques, Moçambique. Veio para Portugal em 1974. Viveu em Finzes (Cinfães), Laranjeiro (Almada) e vive actualmente em Meirinhas (Pombal).

    Após algumas experiências com fanzines começou a publicar poesia em edições artesanais. Apaixonou-se pela literatura picaresca e publicou o seu primeiro romance A Demanda de D. Fuas Bragatela (2002), seguindo-se um livro de poesia Do Obscuro Ofício (2004) e o Elogio da Ginja (2006). Entre outras coisas escreveu também o BI da Cereja e da Ginja (2007), o BI do Palito (2007) e o BI do Tremoço (2008).


    Sáb. - 24 - Orfeão Velho de Leiria - 22h
    "Monólogos da Snaita" - O Nariz - M16
    Encenação:
    Pedro Oliveira
    Interpretação:
    Ana Moderno, Andreia Estrada, Liliana Silva, Maria Jeromito, Sandrine Cordeiro, Sónia Ramalho, Susana Santos
    Sete mulheres falam de si e das suas experiências.

    Em formato de café-teatro


    Quarta - 28 - Auditório Municipal da Batalha - 21h30
    "O 1º Milagre do Menino Jesus" - Filipe Crawford Produções - M12
    Autor:
    Dario Fo
    Encenação e Interpretação:
    Filipe Crawford

    Na primeira parte, com " O Papa ", Dario Fo traça um retrato bem humorado dos dois últimos Papas anteriores a João Paulo II, sendo que um é apresentado como um Papa trágico, Paulo VI e o outro, João Paulo I, um Papa bem humorado.
    Nesta adaptação os Papas funcionam como um Ex-Libris teatral, sendo representados por duas máscaras,
    uma Trágica e outra Cómica.

    A segunda história, é a versão Apócrifa do nascimento e da infância do menino Jesus, acompanhando a fuga da Sagrada Família para o Egipto e o 1º Milagre de um menino Jesus que aqui representa o estrangeiro, o imigrante rejeitado pelos outros meninos, que se revolta contra a opressão exercida pelo filho do Senhor da Cidade.


    Quinta - 29 - Orfeão Velho de Leiria - 18h
    Exposição de Cerâmica Contemporânea - Cerâmicas Várias
    Ana Lousada e Carlos Neto

    De um "pedaço de terra" o que procuramos é transformar através das nossas mãos.
    A descoberta da argila como meio criativo tornou-se tanto num estilo de vida como numa forma de viver.
    Encontramos a simplicidade das formas, quer na paisagem, evocando elementos orgânicos,
    quer na representação do quotidiano.
    Desde a criação do projecto Estúdio Cerâmico Carlos Neto e Ana Lousada, desenvolvem um trabalho conjunto, e após uma forte influência da cerâmica mais funcional (olaria), surgiu um conceito de trabalho escultórico com intenção artística, em que as formas, as texturas, os vidrados, e técnicas de cozedura, resumem o nosso trabalho.

    ResponderEliminar
  2. Amigos, encaminho este mail com a Programação do Festival do Acaso.Aproveito para convidar-vos a assistir aos Monólogos da Snaita, peça em que participo,neste Sábado, às 22h, no orfeão Velho de Leiria.O convite estende-se a todos os espectáculos, naturalmente, porque valem verdadeiramente a pena! um abraço, Ana

    ResponderEliminar