segunda-feira, 12 de outubro de 2009

AS TAXAS DE MORTALIDADE INFANTIL BAIXAM EM TODO O MUNDO


Um estudo do UNICEF de Setembro mostra uma queda na mortalidade infantil no mundo inteiro. Imagens de Rotary/Alyce Henson melhoraram medidas antimalária e práticas simples de saúde têm contribuído para o declínio das mortes de crianças em todo o mundo, de acordo com um relatório do UNICEF de Setembro.
O estudo mostrava que uma estimativa de 8.8 milhões de crianças com menos de cinco anos morreram em 2008, comparados com os 12.5 milhões em 1990, uma queda de 28%, a estimativa mais baixa desde que começou o registo em 1960, diz o UNICEF.
«Estes novos números sublinham a importância do trabalho de Rotary», diz o presidente de RI 2008/9, Dong Kurn Lee, que escolheu o focar a mortalidade infantil durante o seu mandato. «A grande maioria das mortes de crianças eram evitáveis, e a maior parte delas pode ser prevenida com intervenções relativamente baratas (…), qualquer coisa tão simples como um filtro de água, antibióticos, ou um parto assistido por alguém com treino».
O relatório do UNICEF atribui largamente a queda na mortalidade infantil às intervenções em saúde como as vacinações, suplementos de vitamina A, melhoria na prevenção da transmissão mãe-filho do VIH/SIDA, e ao uso de leitos tratados para o mosquito transmissor da malária.
Embora todas as regiões do mundo tenham feito progressos, milhões de crianças ainda morrem todos os anos, com 40% destas mortes a ocorrerem na República Democrática do Congo, Índia e Nigéria, de acordo com o relatório.
As Ênfases de Lee na redução da mortalidade infantil inspiraram clubes e distritos a iniciarem novos projectos e a virem juntos a duas conferências dedicadas ao assunto.
Em 2008, mais de metade de todos os projectos de saúde do Serviço à Comunidade Mundial, focavam a redução das mortes infantis, envolvendo clínicas médicas, formação em cuidados de saúde, e nutrição, de acordo com a base de dados do ProjectLink de RI.
Eis alguns exemplos de projectos inovadores de clubes Rotários que se estão dirigindo à mortalidade infantil:
Clubes Rotários na Grâ Bretanha, Irlanda e Tanzânia colaboraram para treinarem Rotários na eliminação da Malária na Tanzânia. O grupo usou dois Subsídios Equivalentes e um Projecto 3H (Saúde, Fome e Humanidade) para fornecer mais de 200000 camas anti-mosquito a comunidades de Arusha e cercanias.
Para ajudar a melhorar os cuidados maternos, membros dos clubes de Bajé-Minuano, no Rio Grande do Sul, Brasil, e Jackson Hole Supper, Wyoming, EUA, estão a criar um centro para recolher e distribuir leite de peito num hospital numa área de baixos rendimentos em Bagé.
O Clube Rotário de New Manila Hewights, cidade de Quezon, Filipinas, lançou um projecto em 2007 para tratar a tuberculose em crianças de menos de 10 anos. Conduzido por um médico Rotário, o esforço provê cuidados médicos e distribui comida às crianças.
«É importante reconhecer o progresso que temos feito e como fizemos esse progresso», diz Lee. «Mas também precisamos de saber que há ainda um grande trabalho para fazer na área da mortalidade infantil (…) e que há um trabalho muitíssimo grande que nós como Rotários podemos e devemos estar a fazer».

por Ryan Hyland e Diana Schoberg
Setembro 09
Tradução de Henrique Pinto
FOTO: D.K.Lee, Henrique Pinto (seu Aide), Luís Delgado e Gonçalves Afonso

4 comentários:

  1. Caríssimo companheiro Henrique
    Muito obrigada pelas preciosas informaçôes que me tem remetido
    Votos de excelente semana
    Abraço das ilhas
    Lígia Pinto
    (Cabo Verde)

    ResponderEliminar
  2. Viva Caro companheiro Henrique,
    Muito obrigado: Já reencaminhei para os companheiros do meu clube.

    Então não fazemos o tal almoço da equipa destrital do seu ano?

    Um abraço

    filipe

    Filipe Leite de Sousa
    (arquitecto)
    Paços de Brandão

    ResponderEliminar
  3. Caro Companheiro
    Henrique Pinto
    Seguirei o teu blogue e como tenho o do Clube (este ano obrigaram-me a repetir a presidência) e sou Editor convidado do ProfAvaliação, até poderei usar (se permitires) num ou noutro algum artigo que me interesse e com interesse.
    Inté.
    __________________________________
    ProfAvaliação - A Educação em Portugal
    http://www.profblog.org/
    Rotary Club da Póvoa de Varzim
    http://rcpvarzim.blogspot.com/

    Um abraço do,
    Miguel Loureiro
    (Póvoa de Varzim)

    Não mostres aos outros os endereços electrónicos dos teus amigos. Usa "Bcc" ou "Cco" - cópia oculta - para enviar o teu correio electrónico.
    Retira os endereços dos amigos antes de reenviar.
    Dificulta a disseminação de Vírus, Spams e Banners. E imprime exclusivamente o necessário que mais necessárias são as árvores!!! Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Cara Dr.ª Cristina Tenreiro, Em Portugal o Ministério da Educação adoptou no ano transacto asugestão de Rotary International / UNESCO para celebrar O DIA MUNDIALDA LAVAGEM DAS MÃOS a 15 de Outubro em todas as escolas. Em nome do Rotary Clube da Feira, agradecia a amabilidade de a Câmarafazer chegar a todas as escolas o anexo que junto, com o pedido de sercolocado em zonas bem visíveis potenciando o efeito desta acção degrande relevância para a Saúde Publica.
    Com amizade
    Filipe Leite de Sousa
    RC Vila da Feira

    ResponderEliminar